Pesquisa e Inovação

UPF Parque presente em encontro da Rede RS de Startup

29/06/2022 08:40

Por: Assessoria de Imprensa      Fotos: Arquivo pessoal

Assinado durante a realização do South Summit Brasil, o manifesto Rede Startup é um movimento colaborativo que visa tornar o Rio Grande do Sul líder na criação, desenvolvimento e atração de startups, posicionando a inovação e o empreendedorismo no centro do processo de desenvolvimento social e econômico do Estado. A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do UPF Parque Científico e Tecnológico é um dos atores que integram a iniciativa. Nesta terça-feira, 28, o head de Novos Negócios do Parque, Dr. Roberto Rabello, esteve presente em uma reunião realizada em Porto Alegre, que contou com a presença de várias entidades e instituições.

Os esforços inseridos no manifesto visam colocar o Rio Grande do Sul em um patamar elevado de competitividade, posicionando o Estado como um ator internacionalmente relevante na nova economia, observando as melhores práticas de governança que levem a um desenvolvimento social e ambiental sustentável. De acordo com Rabello, a reunião foi de planejamento. “Divididos em grupos focais, os representantes discutiram a partir de temas ligados à inovação e propuseram ações em conjunto. As proposições foram apresentadas e devem ser compiladas pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, para definição dos próximos passos”, comenta.

Seis eixos condutores
O Rede Startup conta com seis eixos que fundamentam e guiam as ações. São eles: orquestração e governança do ecossistema de startups, ambiente de negócios e cultura empreendedora, políticas públicas e ambiente regulatório, formação e atração de talentos, acesso à capital, acesso aos mercados e à internacionalização e diversidade e inclusão social. “O Rede RS de Startup é um movimento colaborativo que visa tornar o Rio Grande do Sul líder na criação, desenvolvimento e atração de startups, posicionando a inovação e o empreendedorismo no centro da estratégia de desenvolvimento”, explica Rabello.