Pesquisa e Inovação

Maratona de inovação propõe soluções para a saúde pública nas regiões Produção e Norte do RS

05/10/2022 14:42

Por: Assessoria de Imprensa      Fotos: Camila Guedes

As três melhores ideias serão premiadas, além de serem convidadas a integrar o programa de pré-incubação no UPF Parque

Durante dois dias, cerca de 70 pessoas estarão reunidas do Parque Científico e Tecnológico - UPF Parque desenvolvendo soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo segmento de saúde pública na região Produção e Norte do Rio Grande do Sul (RS). Essa é a proposta do Hacka Inova Saúde, evento promovido em parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do UPF Parque, e pelo Projeto Inovação em Saúde Pública do Programa INOVA RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e que iniciou nesta quarta-feira, 5 de outubro. 

Ao longo da programação, os participantes serão estimulados a solucionarem desafios que envolvem temas mapeados como demandas da região: predição de doenças, gestão hospitalar e envelhecimento saudável. As três melhores ideias serão premiadas, além de serem convidadas a integrar o programa de pré-incubação no UPF Parque. Para isso, será utilizada a metodologia Maker Hacklab, uma solução desenvolvida pelo Sebrae, que consiste em um processo criativo para desenvolver soluções a partir de desafios, por meio da colaboração e do design thinking.

Esta é a primeira iniciativa a tratar da temática da saúde pública na região. Um tema que, de acordo com a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, possui um conjunto enorme de variáveis. “Temos uma história de formação em saúde muito importante, temos aqui, há pelo menos seis décadas, pessoas sendo formadas in loco no âmbito da saúde. Isso, junto com as iniciativas dos municípios, das instituições, hospitais, serviços de saúde, foi formando esse grande ecossistema de atenção à saúde”, comentou. 

Para a reitora, o hackathon é uma oportunidade de utilizarmos todos os elementos construídos até aqui e, aliados à ciência e à tecnologia, pensarmos a inovação nesta área. “Nós temos toda a base necessária, temos, aqui em Passo Fundo, um dos melhores sistemas de saúde do Brasil graças às pessoas, que foram fazendo esse trabalho. E vocês têm o desafio de trazer esses elementos e pensar soluções. Entendo que é o momento, é a chave que virou, e a partir de agora vamos colocar toda essa expertise a serviço da defesa da vida, das pessoas, de toda a coletividade que precisa muito ainda de todos nós”, acrescentou Bernadete. 

Assim como a reitora, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida também ressaltou o potencial de crescimento que as duas regiões têm na área da saúde. “Passo Fundo não pode mais pensar a sua cidade de forma isolada. Nós temos aqui 100 municípios que nos últimos anos têm demonstrado a potência de uma região do estado que é referência em muitas áreas, na saúde, na tecnologia, no ensino e a gente tem que cada vez mais fortalecer isso enquanto região, e temos muito potencial para crescermos juntos”, pontuou. 


Pedro ainda destacou o papel da UPF no desenvolvimento regional. “Sabemos que a Universidade tem na sua essência o desenvolvimento e o envolvimento com todas as questões da cidade, e a saúde não é diferente. A Universidade tem um legado, tem entregado e continua entregando a Passo Fundo durante essas décadas todas, muita cooperação, conhecimento, e formação de pessoas especializadas que hoje estão fazendo a diferença em todo o setor da saúde”, disse. 

Conselheiro do Inova RS, o secretário de Planejamento do município Giezi Schneider também falou do papel da UPF no desenvolvimento de ações de inovação na área da saúde. “O Inova RS nasceu para isso, para que todos esses atores estivessem em momentos como esse que estamos vivendo hoje e amanhã. Desejo dois dias de muito conhecimento para todos e que muitos benefícios sejam gerados a partir desse hackathon para nossa sociedade”, finalizou. 

A programação do Hacka Inova Saúde segue até esta quinta-feira, 6 de outubro, com a apresentação dos pits e o anúncio dos vencedores.