Universidade

Hacka Inova Saúde ocorre na próxima semana, no UPF Parque

30/09/2022 11:05

Por: Assessoria de Imprensa      Fotos: Leonardo Andreoli

Hackaton inscreve até domingo, dia 2, e busca incentivar solução de desafios além de premiar as melhores ideias com pré-incubação no UPF Parque

Um dos primeiros eventos realizados neste formato na região, o Hacka Inova Saúde é direcionado a inovação na área da saúde pública e ocorre nos dias 5 e 6 de outubro, na Arena do UPF Parque. O principal objetivo da atividade é desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo segmento de saúde pública na região Produção e Norte. A programação estimulará os participantes a solucionarem desafios que envolvem temas mapeados como demandas da região: predição de doenças, gestão hospitalar e envelhecimento saudável. As três melhores ideias serão premiadas, além de serem convidadas a integrar o programa de pré-incubação no UPF Parque.

As inscrições para participar do Hacka Inova Saúde são gratuitas e estão abertas até o dia 2 de outubro pelo site: https://hackainovasaude.com.br. São três modalidades de participação: inscrição individual, por times (caso já haja uma equipe ou startup para o evento, podendo ter de quatro a sete membros) e como mentor, para acompanhar as equipes, oferecer feedbacks e ajudar no desenvolvimento do trabalho.

A iniciativa é a primeira a tratar da temática da saúde pública na região e é desenvolvida pelo Projeto Inovação em Saúde Pública do Programa INOVA RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. O evento é coordenado pelas professoras Teofanes Foresti Girardi e Ana Carolina de Marchi, através do UPF Parque e pela Universidade de Passo Fundo (UPF), nas regiões Produção e Norte do Estado.

O Hospital Cristo Redentor de Marau é parceiro do Projeto Inovação em Saúde Pública e apoiador do evento Hacka Inova Saúde.

Solução a partir de desafios
A metodologia que será utilizada é a Maker Hacklab, uma solução desenvolvida pelo Sebrae, que consiste em um processo criativo para desenvolver soluções a partir de desafios, por meio da colaboração e do design thinking. As etapas do evento consistem em inscrição, formação dos times, desenvolvimento dos projetos, mentoria, banca avaliadora e premiação.

As propostas desenvolvidas durante os dois dias do evento também irão formar um banco de soluções aberto, que ficará disponível no site do evento. Os projetos vencedores poderão, ainda, serem selecionados e receber investimento financeiro para serem realizados.