Notícias UPF

Alunos da ONG Amor visitam o Laboratório de Realidade Virtual da UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Uma turma de alunos da ONG Amor que participam do projeto de extensão comunitário Pequeno Cidadão, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), realizou, na quinta-feira, dia 27 de setembro, uma visita ao Laboratório de Realidade Virtual, situado no módulo III do UPF Parque. 

A visita foi uma ação conjunta entre os projetos Pequeno Cidadão e Zion: segurança, privacidade e pluralidade na era digital. “Os alunos puderam visualizar um ambiente 3D num projetor estéreo e interagiram com diferentes equipamentos, experimentado as sensações da realidade virtual”, explicou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), professor Dr. Rafael Rieder.

De acordo com o acadêmico Marco Antonio, do curso de Psicologia e extensionista do projeto Pequeno Cidadão, as crianças gostaram bastante da atividade. “O importante é que essas visitas interativas despertam neles uma vontade de vir fazer parte desse espaço no futuro também, de ver que tem muitas coisas legais aqui na UPF”, frisou. 

Para o coordenador do projeto Zion, professor Me. Victor Billy da Silva, o importante é demonstrar para os jovens que o mercado de novas tecnologias e desenvolvimento dessas, que às vezes parece algo longínquo, na verdade, não está tão distante assim. “Temos aqui na UPF espaços diferenciados. Quem sabe despertamos neles a vontade de, no futuro, vir a se integrar à área tecnológica”, conclui. 

Espaço de interação
O Laboratório de Realidade Virtual integra o Núcleo de Visualização e Modelagem Computacional (NVMC), também coordenado por Rieder. O espaço é utilizado para as atividades dos acadêmicos dos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) da UPF: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e também do PPGCA. De acordo com o coordenador, o Laboratório é um ambiente de interação entre a graduação e a pós-graduação. O espaço também é aberto para as empresas incubadas no UPF Parque e para todos os cursos da UPF.