Professores

Nossos professores possuem graduação completa em Letras ou áreas afins, além de pós-graduação em áreas específicas para o ensino de idiomas. Além disso, concluíram cursos de aprimoramento em órgãos ou países nos quais o idioma é oficial. São profissionais com experiência no ensino de idiomas para diferentes idades e níveis de conhecimento.

 Ana Cristina Vilas Boas
É professora de Libras - Língua Brasileira de Sinais há mais de 25 anos. Atuou em escolas públicas e privadas. Tem experiência em cursos livres. Está se especializando em Libras e é graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo. Realizou curso de formação pela FENEIS como Instrutora  de Língua Brasileira de Sinais. Pela Signa concluiu as seguintes formações na área, “Os cinco fundamentos da gramática em Libras”, “Marcações temporais” e “Formação em classificadores”, entre outros na área. 

 

André Luís Gonçalves Pinheiro
É professor de língua espanhola e francesa há mais de 07 anos. Atua em escolas privadas. Tem experiência em cursos livres. É graduando em Letras Espanhol pela UFSM. Realizou cursos de aprimoramento e formação como, Espanhol para Brasileiros pela Universidade da República do Uruguai e ainda Curso de Língua e Cultura Espanhola, pela Universidade de La Rioja, Espanha. Possui certificação DELE B2 pelo Instituto Cervantes. Em francês, possui formações pela Aliança Francesa e pelo IFESP. Em 2020, participou da Université d’Été em Brasília, onde realizou formações como, “Ensinar e avaliar o francês do turismo no seu estabelecimento escolar”, ministrado pela Câmara da Indústria e Comércio de Paris, bem como, “Utilização de ferramentas digitais em aulas de francês”,  ministrado pelo Instituto de Vichy. 

Carolina Obem Ferraz
Estuda inglês desde a infância e atua como professora de Língua Inglesa há mais 17 anos. Possui graduação em Letras - Português/Inglês, e especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, ambos pela Universidade de Passo Fundo. Realizou curso de aprimoramento em inglês, nos Estados Unidos e realiza cursos de atualização no Brasil continuamente. É tradutora de artigos científicos nas mais diversas áreas há mais de 10 anos. Tem experiência no ensino de inglês para todas as idades e níveis (A1-C2), e na preparação para exames de proficiência internacionais.

 

Claudete Pasqualotto
É professora de Língua Inglesa há mais de 13 anos. Atua em escola pública e privada. Tem experiência em cursos livres. É especialista em Educação Inclusiva, pela Faculdade São Luís, e graduada em Letras Licenciatura Plena em Inglês, pela Universidade de Passo Fundo. Realizou curso de aprimoramento em Língua Inglesa pela United World School of English em Bournemouth Inglaterra e pela Kaplan College, em Toronto Canada.

 

 

Deomar Pedro Palma 
É professor de língua e cultura italiana há mais de 25 anos. Graduado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo. Tem formação linguística-metodológica pela Università per Stranieri di Perugia, di Siena e Ca' Foscari di Venezia. Possui CEDILS (Certificazione in Didattica dell'Italiano a Stranieri) pela Università Degli Studi Ca' Foscari di Venezia e CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera) Livello Quattro – C2 pela Università per Stranieri di Siena. Possui diversos cursos de aperfeiçoamento ligados à língua e à cultura italiana. Especialista em Ensino à Distância pela Universidade Federal do Paraná. 

 

Elizabeth Carvalho
É professora de Língua Inglesa há mais de 8 anos. Atuou em escola privada. Têm experiência em cursos livres. É especialista em Ensino da Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas, pela Universidade de Passo Fundo. Realizou curso de Ensino de Inglês para Crianças pela UPF e cursos de aprimoramento em Língua Inglesa pela International House em Cape Town, África do Sul e pela Oxford House College em Toronto, Canadá.

 

Gabrielle Toson
É professora de língua francesa em cursos livres. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em licenciatura em Letras com ênfase em língua portuguesa, língua francesa e respectivas literaturas pela mesma universidade. Atuou como assistente estrangeira de língua portuguesa na Academia da Martinica no ano escolar 2018-2019 através do Programme d’assistants de langue vivante étrangère promovido pela France Éducation International (FEI). Realizou recentemente o curso de aperfeiçoamento Enseigner le français langue étrangère aujourd’hui, no Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Medias (CAVILAM), em Vichy, na França. Possui Diploma Aprofundado de Língua Francesa (DALF) correspondente ao nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL).

Loriane Marinês Müller
Atua como professora de Inglês há mais de 20 anos, sendo há 18 anos professora da Rede Pública de Estância Velha-RS, tendo atuado como coordenadora pedagógica e vice-diretora. É falante do Dialeto Hunsrickisch e estuda o idioma Alemão desde 2000. Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade de Passo Fundo e em Letras Português/Alemão pela Unisinos. Realizou diversos trabalhos de tradução, incluindo a Instituição Leão XII, de Passo Fundo. Participou do Curso de Aperfeiçoamento em Língua Alemã I, II e III pela Unisinos entre 2003 e 2006. Participou do Seminário de Aperfeiçoamento para Professores de Alemão em âmbito nacional. Tem prova de proficiência DSD II pelo Goethe Institut de Porto Alegre. 

Mariane Silveira
Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Tradução de Espanhol pela Universidade Gama Filho (UGF), Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Bolsista Capes. Atualmente, é coordenadora pedagógica da UPF Mundi, professora de Língua Espanhola, Literatura e Leitura e Produção Textual na Universidade de Passo Fundo (UPF) e professora de Redação no Centro de Ensino Médio Integrado UPF.

 

Neuzer Munhoz Bavaresco
É professora de língua espanhola há mais de 10 anos. Atua em escola privada. Têm experiência em cursos livres. É mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo e graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e espanhola com respectivas literaturas pela mesma instituição. Realizou curso de especialização em Ensino e aprendizagem de língua espanhola pela UPF. É doutoranda em Letras na Universidade de Passo Fundo.

 

Megumi Sato Tanabe
É professora de língua japonesa há mais de 18 anos e de língua inglesa há mais de 15 anos. É especialista em leitura e língua estrangeira: ênfase em aspectos culturais, pela UPF, e graduada em Secretário Executivo, pela PUC/RS. Realizou curso de aprimoramento para professores de Língua Japonesa no Instituto da Fundação Japão na província de Saitama, Japão. Em 2014, participou do treinamento para professores de Língua Japonesa no Programa da Fundação Hakuho no Instituto da Fundação Japão na província de Saitama, Japão.  Em 2015, acompanhou alunos do colégio Tiradentes da Brigada Militar em uma viagem de estudos no Programa da Fundação Hakuho, no Japão. Possui experiência de 5 anos no Japão, onde obteve o certificado de proficiência na Língua Japonesa pela Associação Internacional de Educação e Fundação Japão, no ano de 2002. Em janeiro de 2016, realizou o curso de idiomas EC Vancouver no Canadá. Realiza constantemente os cursos de aperfeiçoamento para docentes de japonês das escolas de ensino fundamental e médio do Brasil da Fundação Japão, SP.  Em 2021, participou do 64° Seminário Brasileiro Online de Professores de Língua Japonesa do Centro Brasileiro de Língua Japonesa.

Paola Hagen
É professora de Língua Inglesa e de Português como Língua Adicional. Atua, desde 2011, de forma autônoma, como professora de Língua Inglesa. Atuou como instrutora de idiomas em cursos livres e como docente na disciplina de Português Para Estrangeiros como parte do Projeto de Extensão Internacionalização em Casa, da Universidade de Passo Fundo. Graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2020).  Possui aperfeiçoamento em Língua Inglesa pela Language Studies International de Nova York - EUA (2010) e certificação em Inglês pelo International English Language Testing System, nível C1 (2017). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

 

Tiago Flores da Rocha
É professor de língua inglesa há mais de 21 anos. Atua em escolas  privadas  em Passo Fundo, no Ensino Fundamental II e Médio. Tem experiência em  diversos cursos livres.  É especialista em Leitura em Língua Estrangeira: ênfase em aspectos culturais, pela Universidade de Passo Fundo e é  graduado em Letras Habilitação em língua inglesa pela mesma universidade. Realizou curso de aprimoramento na King George International College, em Toronto, Canadá. Atua como guia-intérprete em eventos como a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e o Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo.

 

 

INSCREVA-SE