Universidade

Oficinas mostram na prática o conhecimento produzido na UPF

07/03/2023

14:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor / Caroline Lima

Uma das maneiras encontradas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) para mostrar o conhecimento vivenciado em sala de aula na Expodireto Cotrijal 2023 foi o espaço das Oficinas. Com temáticas diversas como conectividade no campo, cultivos de variedades, biotécnicas, além de legislação, bem-estar e desenvolvimento, as oficinas recebem visitantes e convidados que movimentam a Casa UPF durante toda a semana. 

Primeira vez oportunizando oficinas, a Assessoria Internacional (AI) participa com dois espaços pensados para o contexto da feira que é internacional, com pessoas com interesses aqui na região e também voltados para o mundo. De acordo com a coordenadora da AI, professora Dra. Luciane Sturm, a UPF é uma das únicas instituições da região que conta com um programa de internacionalização abrangente e sólido. “Temos trabalhado ultimamente para ampliar as ações e, neste contexto, as oficinas buscam levar a informação do que o nosso futuro acadêmico da UPF vai encontrar na Universidade para uma atuação internacional”, pontua.

 

Ela ressalta que os Programas institucionais são voltados para a graduação e pós, e em breve para a extensão, aproximando oportunidades onde o estudante pode sair do país pelo curso de graduação, mas também buscar experiências internacionais dentro da instituição, dentro da pesquisa e da interação com eventos. “Sabemos que o nosso estudante, assim como a maioria dos alunos, tem a meta de sair e conhecer outros lugares, por isso, as oficinas vão ao encontro desses anseios, passando informações, orientações, dicas para vencer os processos burocráticos”, observa.

A coordenadora da UPF Mundi, a professora Carolina Ferraz destaca que as oficinas foram pensadas diante de uma realidade. “Andamos pela feira e vemos pessoas de todos os lugares do mundo. Sabemos que o Inglês é uma língua franca e que as pessoas usam ele para se comunicar nos mais diversos contextos, muito especialmente nas feiras internacionais. De olho nisso, decidimos oferecer uma oficina de prática oral para uma comunicação mais rápida e efetiva com o pessoal que circula por aqui”, ressalta, comentando que as oficinas são abertas para pessoas em geral que querem aprender a se comunicar com pessoas de todo mundo.