Exames

Certificação em Italiano - CILS

A ACIRS firmou um convênio com Università per Stranieri di Siena a fim de proporcionar aos alunos a possibilidade de submeter-se à certificação de proficiência em língua italiana em Porto Alegre.

A ACIRS é a única sede oficial no estado do Rio Grande do Sul para obtenção de tal certificado. Suas provas são elaboradas, enviadas e sucessivamente corrigidas pela universidade de Siena, ainda que administradas em Porto Alegre, por professores autorizados pela referida universidade.

A certificação é o atestado oficial - reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália - de proficiência em língua italiana aceito por inúmeras instituições e universidades no Brasil e no exterior. Pode ser utilizada na solicitação de bolsas outorgadas pelo governo italiano e/ou instituições acadêmicas públicas e/ou particulares italianas.

Informações sobre os níveis do CILS

A Certificação CILS compreende seis níveis de competência linguística comunicativa. Porém a ACIRS aplica os principais níveis CILS B1, CILS B2, CILS C1 e CILS C2 no qual o grau de dificuldade aumenta sucessivamente.

Cada nível se enquadra em um grau de capacidade comunicativa adequado e especifico ao contexto social, profissional e de estudo.

  • CILS B1
    É o nível básico da competência, verifica a capacidade linguístico comunicativas necessárias para usar a língua italiana com autonomia de modo adequado nas situações mais frequentes da vida cotidiana.
  • CILS B2
    É o nível intermediário da competência lingüística comunicativa. Prevê uma maior capacidade do uso da língua italiana e permitindo uma maior variedade de situações do dia-a-dia. Quem possui este nível está apto a comunicar em modo eficaz durante a sua permanência na Itália por motivo de estudo ou trabalho. Este nível permite ao aluno ingressar em uma universidade italiana sem se submeter a uma prova de conhecimento da língua italiana.
  • CILS C1
    É o nível superior de competência lingüística comunicativa. Prevê uma ampliação do uso lingüístico e de contexto comunicativo. Permite um  relacionamento formal de tipo público e trabalho.
  • CILS C2
    É o nível avançado de competência lingüística comunicativa. Prevê uma ampliação elevada do uso lingüístico e de domínio das situações comunicativas, permitindo interagir com todas situações formais e informações e também profissionais.

     

CURSO PREPARATÓRIO B1 CITTADINANZA - MÓDULO 1 

O Curso Preparatório B1 Cittadinanza visa preparar os alunos interessados em realizar a prova de nível B1 da Certificazione di Italiano come Lingua Straniera (CILS).

Público-alvo:
- candidatos sem conhecimento prévio da língua italiana (1º  módulo)
- candidatos com conhecimento básico da língua italiana (2º módulo)

MÓDULO 1

TURMA - NOITE 
Dia: Quarta-feira
Horário: 19h às 22h20
Início: 07 de agosto
Término: 13 de novembro

Carga horária: 60 horas/aula (15 encontros)
Investimento: R$ 1.520,00 à vista (desconto de 5%) ou em até 5x de R$ 320,00)
Local: UPF Idiomas - Campus 3 Avenida Brasil 743

Mais informações e matrículas pelos telefones 3316 8510/3632 0220, e-mail: coord.passofundo@acirs.org.br ou na secretaria da UPF Idiomas.