Dicas

Aprender uma nova língua exige de você interesse e disciplina, mas, em compensação, o mundo retribui o esforço abrindo suas portas! Clique nos itens abaixo e confira algumas dicas para facilitar seu aprendizado!

Leia!

Tenha contato com livros e revistas do idioma que você escolheu estudar. Mesmo que você ainda não entenda todas as palavras, em geral é possível compreender o que alguém está dizendo se estiver atento ao contexto.  Aproveite que a UPF Idiomas dispõe de um variado acervo de livros de literatura em diferentes línguas, para que você possa ter contato com textos na língua que está estudando. 

Estude em casa!

Mesmo que sejam 15 minutos por dia, o contato diário com o idioma estudado é extremamente positivo para seu aprendizado.  É importante que você faça as tarefas de casa e revise os conteúdos vistos em aula. Essas atividades servem para aprofundar o conhecimento gramatical, retirar possíveis dúvidas e auxiliá-lo na aquisição de novo vocabulário. Além disso, quando você fica “sozinho” com o idioma, consegue testar como está seu desenvolvimento.

Assista TV

Se você tem acesso aos canais internacionais de televisão, aproveite o tempo que você dedica a assistir televisão para acompanhar os programas de sua preferência, séries, telejornais, clipes, programas de entrevistas e filmes na língua que você está aprendendo. Você também pode usar os recursos de legendas, tanto para acompanhar a tradução do que está sendo dito, como para se familiarizar com o idioma escrito. É importante que você possa ir se habituando a escutar a língua estrangeira e conhecê-la cada vez mais.

Não tenha medo de errar!

Assim como em qualquer processo de aprendizagem, no início temos mais dificuldades, mas assim que vamos nos familiarizando com as novidades, o processo fica mais fácil! Por isso, não tenha medo de errar! A aula é o espaço que temos para aprender e praticar, quanto mais você participar e tirar suas dúvidas, mais fácil vai ficar quando você tiver que usar o novo idioma em situações reais.

Ouça música!

Ouvir músicas do idioma escolhido é uma ótima maneira de ampliar seu vocabulário e conhecer aspectos da cultura de diferentes países. Você não precisa entender todas as palavras para compreender o que alguém está dizendo. É importante estar aberto e atento para ter uma compreensão do contexto. Além de ser uma ótima fonte para adquirir vocabulário, a música não toma seu tempo, você pode praticar este exercício enquanto executa outras atividades.

Seja persistente!

Aprender uma nova língua nem sempre é fácil. Algumas línguas você fala mais rápido que outras, devido às peculiaridades ou semelhanças com o português. Não desista nas primeiras dificuldades.No decorrer das aulas, você vai se familiarizar como novo idioma.

Use a tecnologia a ser favor

A possibilidade de comunicação e de acesso à informação por meio de diferentes mídias é cada vez maior. Aproveite as constantes inovações tecnológicas e insira o novo idioma no seu dia a dia. Vale trocar o idioma das redes sociais, baixar aplicativos em outras línguas e ainda seguir seus ídolos no Twitter e Facebook.