Ensino

Programa UniverCidade Educadora: fortalecendo a ligação entre a comunidade e a escola

30/11/2018

14:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora, lembrado no dia 30 de novembro, o Programa UniverCidade Educadora da Universidade de Passo Fundo (UPF), coordenado pelo professor Dr. Marcio Taschetto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu uma tarde diferente aos alunos do bairro Jaboticabal por meio de oficinas de aprendizagem para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango e da Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Biancini.

O evento, realizado na quinta-feira (29) e coordenado pela professora Me. Luciane Dadia Rodrigues (SME/UPF), teve o apoio dos agentes educativos do Mundo da Leitura, da Biblioteca Pública Municipal, da Brigada Militar, da Secretaria de Segurança Pública, da Apace e dos cursos de Física e Pedagogia da UPF, os quais proporcionaram a integração entre a escola e a comunidade, oferecendo a oportunidade de os alunos conhecerem e dar relevância ao trabalho desenvolvido pelos agentes educativos, que têm papel chave na formação de valores e práticas de cidadania democrática.

Para o Programa UniverCidade Educadora, a educação ocorre não somente nos limites da escola, mas em todos os cantos da comunidade: o bairro passa, portanto, a ser visto como um grande laboratório de experiências educativas e a escola, por sua vez, passa a ser o elemento mobilizador, a partir do qual se cria uma rede cidadã pronta a trocar conhecimentos e valores; a ensinar e, ao mesmo tempo, aprender.

Galeria de Vídeos