Extensão

Oficina de educação socioambiental e trânsito integra ações de programas de extensão da UPF

08/06/2018

11:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Integrando ações dos programas de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) “Comunidades Sustentáveis”, coordenado pela professora Elisabeth Foschiera, e “UniverCidade Educadora”, coordenado pelo professor Marcio Tascheto, aconteceu, na última quarta-feira, dia 6 de junho, na Sala Futura, uma oficina envolvendo as crianças do Centro Juvenil Mericiano (Cejume) e os representantes das entidades que participam do Fórum da Mobilidade Urbana. O objetivo foi socializar ações desenvolvidas pela bolsista Paidex Ane Luisa Scappini junto às crianças da entidade, envolvendo materiais da Sala Futura, local em que ela atua.

A oficina integra a agenda coletiva do meio ambiente, coordenada pela Agenda 21 local. Além da participação na atividade, as crianças visitaram as demais entidades que integram o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. O local foi criado pelo projeto de lei nº 4097, de 24 de dezembro de 2003, sendo um espaço público que compreende o Teatro Municipal Múcio de Castro, a Sala de Exposições Desdêmona Aires, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, o Museu Histórico Regional (MHR), o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), a Academia Passo-Fundense de Letras (APL), o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), a Arena Instituto Histórico de Passo Fundo e a Sala Futura.

Comunidades Sustentáveis
O programa “Comunidades Sustentáveis”, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF, objetiva a promoção da educação socioambiental, integrando diferentes áreas do conhecimento numa perspectiva emancipatória, educativa e cidadã, orientada pelos princípios da sustentabilidade, autonomia e inclusão de sujeitos, a partir das demandas das instituições parceiras, bem como dos cursos e setores da Universidade. Ele integra as iniciativas já existentes, potencializando ações que estão em desenvolvimento e buscando superar dificuldades percebidas para a promoção da formação acadêmica e de comunidades sustentáveis.

UniverCidade Educadora
Também ligado à VREAC, o Programa UniverCidade Educadora tem o propósito de promover e articular ações educativas intencionais (enrodilhando educação formal, não formal e informal associativamente) com diferentes atores da cidade de Passo Fundo, salientando o potencial pedagógico dos espaços, a dimensão pedagógica das políticas públicas, a apropriação social da cidade pela comunidade e o potencial de curricularização universitária, garantindo uma formação ampla e permanente com diversas oportunidades de ensinar e aprender em uma perspectiva territorial.

Fórum da Mobilidade Urbana
O Fórum de Mobilidade Urbana e Educação é uma das ações do projeto “Circulando Cidadania”, vinculado ao Programa UniverCidade Educadora, da VREAC da UPF. Desde 2011, o Fórum vem qualificando as políticas públicas ligadas à mobilidade urbana.