Sou UPF

Bolsas e Financiamentos

Financiamento Pós-Graduação

O que é?

A Universidade de Passo Fundo (UPF) facilita o acesso e a permanência de estudantes à pós-graduação com a oferta de uma nova possibilidade de financiamento. A parceria com a fintech de financiamento de pós-graduação Intersector está disponível para novos estudantes ou para aqueles que já estão matriculados em cursos destas modalidades. A simulação e a contratação do financiamento podem ser feitas de forma on-line, diretamente pelo site https://www.intersector.com.br.
 
Como funciona?

O benefício financeiro está disponível para todos os alunos dos cursos de pós-graduação, seja lato sensu (especializações e MBA) ou stricto sensu (mestrados e doutorados). Para contratar ou fazer uma simulação, basta acessar o site da Intersector. Além de contratar o financiamento para iniciar um novo curso, é possível refinanciar o valor restante para a quitação do curso. Da mesma forma, o procedimento pode ser feito pelo site, preenchendo o formulário de simulação. Para ingressantes em novas turmas o prazo máximo de parcelamento é de até 48 parcelas para especializações e MBA, 60 para mestrados e 72 para doutorados. 

Para alunos de turmas em andamento é necessário acessar o site e fazer a simulação e seguir as instruções. A empresa entrará em contato e após análise e aprovação de crédito, o contrato será enviado por e-mail para assinatura eletrônica. Com a confirmação da oferta por parte da Instituição de Ensino, o aluno começa a receber os boletos.

Pravaler

O que é?
Modalidade de financiamento para novos e atuais alunos de Graduação. Essa parceria entre a UPF e o PRAVALER reforça o compromisso de promover o acesso ao ensino superior.

Como funciona?
Possiblita que os alunos paguem entre 33% a 65% da mensalidade em, pelo menos, o dobro do tempo de contratação. Estas parcerias respeitam a capacidade de pagamento dos alunos ao longo do fincanciamento.

Programa de Incentivo ao Conhecimento

O que é?
Modalidade de descontos oferecido nos cursos de graduação aos ingressantes na UPF em 2020-1, através do Processo Seletivo do vestibular ou transferência ou reingresso ou reabertura em todos os cursos ofertados no vestibular, salvo o curso de Medicina.

Como funciona?
Para ser contemplado com o Programa de Incentivo ao Conhecimento o aluno deverá contratar o Crédito Universitário Banrisul ou o Crédito Universitário Pravaler;

Como fazer a adesão?
Para requerer o Crédito Universitário Banrisul ou o Crédito Universitário Pravaler o estudante deverá requerer à UPF, após a efetivação da matrícula, a Declaração de Aptidão para a solicitação do financiamento, e,  posteriormente, retirar no Setor de Bolsas ou na secretaria dos campi e seguir as orientações disponíveis no Edital do Programa.

Crédito Universitário Banrisul

O que é?
É uma modalidade de financiamento pela qual o estudante pode financiar até 100% das mensalidades do seu curso de graduação.

Como funciona?
1. O financiamento é válido a partir de 2019/2 e pode ser feito por novos estudantes ou por aqueles que já cursam uma graduação na UPF e estejam regularmente matriculados no referido semestre.
2. Os juros são 0,5%am, com exceção do curso de Medicina, cuja taxa de juros é de 1,25%am.
3. O estudante paga o valor no dobro do tempo regular do curso.
4. Pagamento facilitado: o débito das parcelas é feito em conta corrente (Banrisul).
5. O estudante deve estar cursando no mínimo 60% do número de créditos previstos para o semestre da turma de vínculo ou deve estar matriculado em no mínimo 16 créditos financeiros, caso os 60% sejam inferiores a 16 créditos financeiros.

Como fazer a adesão?
Após a efetivação da matrícula, o estudante deverá requerer à UPF a Declaração de Aptidão para a solicitação do financiamento. O documento deve ser solicitado nos processos eletrônicos, na intranet do estudante (P085 - Solicitação Declaração Crédito Banrisul), e, posteriormente, retirado no Setor de Bolsas ou na secretaria dos campi. Munido desse documento, o estudante deverá dirigir-se à agência Banrisul de sua preferência para dar continuidade ao processo de efetivação do financiamento. O Crédito Universitário Banrisul não pode ser contratado de forma concomitante a outros financiamentos.

Simulador:


Programa Recomeçar Plus

O Programa Recomeçar Plus é direcionado para ingressantes por meio de ingresso especial ou vestibular, que tenham idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído. A seleção se dá por prova de redação, no caso do vestibular,  ou por solicitação de ingresso especial e o benefício garante desconto de 50% nas mensalidades.

A experiência adquirida com o passar dos anos estimula as pessoas a agregar ainda mais conhecimento e a buscar novos aprendizados. Pensando nisso, a UPF oferece um incentivo a mais nos seus vestibulares: o programa Recomeçar Plus.  Aos acadêmicos ingressantes por meio desse programa, será concedido desconto de 50% nas mensalidades, desde que não acumulem outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

Acesse aqui a Normativa Institucional.


Prouni

O que é?
O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudos que contemplam até 100% dos valores dos cursos de graduação.

Quem pode participar?
Estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%).
Estudantes com renda per capita familiar máxima de 1,5 salários mínimos (para bolsas de 100%).
Egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, neste caso, desde que tenham sido bolsistas integrais.

Como participar?
Os interessados podem se inscrever e obter mais informações no endereço: portal.mec.gov.br/prouni.   

Mais informações:


Bolsa FUPF

O que é?
É uma modalidade de bolsa de estudos disponibilizada pela FUPF que oferece 50% de gratuidade nas mensalidades de cursos determinados por edital.

Quem pode participar?
Brasileiros com renda bruta per capita de até três salários mínimos, ingressantes na UPF por meio de vestibular, transferência, reingresso ou reabertura, nos cursos e turnos indicados em edital.

Como participar?
A bolsa está pré-aprovada para todos os alunos que atenderem a essa indicação e o desconto já incide sobre a parcela da matrícula. A confirmação da concessão do benefício fica condicionada ao atendimento do disposto no edital próprio, divulgado a cada semestre letivo.

Mais informações:
A Bolsa FUPF 50% é regulamentada por edital próprio, no qual também podem ser conferidas outras informações sobre o benefício.