Ensino

Vestibular de Verão UPF: Soledade oferece cursos presenciais e híbridos

28/10/2021

15:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Comunidade acadêmica e regional também participou do lançamento dos cursos híbridos, nova modalidade de graduação oferecida pela Universidade

A manhã desta quinta-feira, 28/10, foi de partilha entre a UPF, veículos de imprensa e a comunidade de Soledade. Reunidos, em número reduzido em função dos protocolos da pandemia, eles acompanharam o lançamento do Vestibular de Verão e dos novos cursos híbridos oferecidos pela Instituição. Nesta edição, o Campus Soledade oferece os cursos presenciais de Administração (B), Ciências Contábeis (B) e Direito (B); além dos cursos híbridos em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social

Os candidatos podem escolher uma das três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial, no dia 13 de novembro, ou pela nota da redação do Enem de 2010 a 2020.

O evento contou com a participação de lideranças locais, da direção do Campus, além da reitoria. A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, reforçou a importância da parceria entre a Universidade e a comunidade de Soledade e salientou que, dentro dos esforços e das mudanças que estão sendo implementadas na Instituição, o objetivo é aproximar ainda mais as relações, visando melhorar e transformar a sociedade. “Sabemos do nosso papel enquanto instituição de ensino e também somos cientes dos desafios que temos à frente. Juntos, temos construído essa história, da qual Soledade é parte fundamental. Qualificar a formação dos profissionais que atuam aqui e, com isso, oferecer oportunidades para melhorar e transformar a sociedade são fatores que nos movem”, frisou.

A reitoria também reiterou o compromisso da Universidade na manutenção das atividades presenciais, bem como no empenho em inovar no ensino, na pesquisa e na extensão.

Sobre os cursos híbridos, nova modalidade oferecida pela UPF neste processo seletivo, o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, explicou o objetivo e a intenção em oportunizar à comunidade a qualidade dos cursos oferecidos pela UPF, somados à estrutura e flexibilidade da modalidade remota. 

Oferecidos em 6 polos distribuídos em toda a região, com suporte universitário, de professores e tutores especializados, os cursos híbridos para este processo seletivo da UPF Soledade são Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social. Além destes, há as opções de Arquitetura e Urbanismo, ofertada no polo Passo Fundo. Para o ingresso será possível fazer a prova on-line ou utilizar a nota do Enem. Os detalhes podem ser acessados em www.upf.br/ingresso.

Compromisso com o desenvolvimento local e regional

O diretor da UPF Soledade, professor Dr. Idionei Oliveira Vieira, destacou que o evento marca não apenas o lançamento do Vestibular e dos cursos híbridos, mas um momento de reencontro. “Nosso carinho e gratidão por todos que estão aqui, por toda atenção dada. Só conseguimos fazer o que fazemos e oferecer o que oferecemos porque somos unidos e, pela educação, buscamos melhorar o mundo em que vivemos”, observou.

Presente no encontro a prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, pontuou que a Universidade é parte da história do município e, por isso, também é uma ferramenta para o desenvolvimento local e regional. “Para nós a UPF não está apenas na comunidade, mas faz parte. Sou egressa como acadêmica e também na pós-graduação e tenho pela UPF um carinho muito grande. Essa parceria, que nos qualifica, tem que continuar. Vemos um trabalho de excelência e vemos uma Universidade que busca se adequar e encontrar novas formas de atuar em um mercado tão ativo e dinâmico. A administração pública de Soledade é parceira da UPF, uma vez que também vê na educação uma ferramenta de transformação”, considerou a chefe do executivo.

A atividade também contou com a participação do presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e do vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé.