Universidade

Reitoria visita Soledade

21/08/2019

16:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Visita da gestão teve o objetivo de aproximar a Universidade da comunidade e de ouvir necessidades e demandas de acadêmicos, entidades e lideranças locais

Em um movimento de aproximar a Universidade de Passo Fundo (UPF) das comunidades onde atua, a Reitoria da Instituição iniciou, nessa terça-feira, dia 20 de agosto, uma série de visitas aos municípios que abrigam seus campi. A primeira delas ocorreu em Soledade, onde a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé; o diretor da UPF Soledade, Idioney Oliveira Vieira; e o diretor do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, Jonir Dalbosco; se encontraram com o prefeito do município, Paulo Cattaneo, com vereadores, lideranças da comunidade e representantes de classe para um diálogo. 

Esse é, de acordo com a reitora, um momento em que a gestão se reúne com lideranças, professores e estudantes com o objetivo de ouvir as necessidades do município e da região para que se possa pensar novas possiblidades, em um processo de aproximação maior com as comunidades. “Nós precisamos estar sempre nos ressignificando e, nesse sentido, também estamos buscando muito essa aproximação com as comunidades, tentando rever cursos e oferecer novas oportunidades”, explicou a professora Bernadete, destacando que a Instituição deseja, cada vez mais, se aproximar das necessidades do município e da região. “É com esse espírito que nós queremos ouvi-los, saber quais são as áreas promissoras, áreas que o município queira desenvolver. Queremos saber para onde Soledade quer ir. E, para isso, o pacto com a Prefeitura, com as instituições locais e com as entidades se torna essencial. Queremos que eles sejam os porta-vozes dessas necessidades”, completou. 

Para o prefeito de Soledade, com a presença da UPF, o município conquistou abrangência regional, graças à formação profissional e humana proporcionada pela Instituição. “Nós, a região do Alto da Serra do Botucaraí, somos muito gratos à UPF por possibilitar essa oportunidade de crescimento pessoal e profissional para tantas pessoas, incluindo a maioria de nós. É uma satisfação e uma alegria muito grande termos aqui a Reitoria para que possamos dar continuidade a esse trabalho tão nobre que a Universidade vem desenvolvendo no norte do estado do Rio Grande do Sul”, disse Cattaneo. 

Bate-Papo UPF
Após esse encontro com as lideranças do município, os reitores e o diretor do Integrado participaram de uma edição do Bate-Papo UPF com representantes de turmas e do centro acadêmico da UPF Soledade. A reunião teve como objetivo dialogar com os acadêmicos para saber quais os desafios que eles enfrentam e o que consideram essencial na Universidade. Com a presença da acadêmica do curso de Serviço Social e funcionária da Instituição Silvana Ribeiro e da assessora da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) Lísia Rodigheri Godinho, o encontro fez parte de um diagnóstico que a UPF vem fazendo ao longo do semestre e que vai ajudar a construir a Política de Atenção ao Estudante.

Falando em nome do curso de Pedagogia, a acadêmica Nicoli Loss destaca acreditar que a UPF seja um diferencial entre outras instituições de ensino por fomentar a formação humana. “Acreditamos que é possível e necessário criar uma relação estreita de confiança entre universidade e estudantes. Para nós, este momento é como um pontapé inicial para uma nova universidade, que pensa ainda mais nos seus estudantes”, ressalta.

Ao final do encontro, a reitora destacou o compromisso da Universidade em trabalhar para que todos os estudantes tenham a melhor formação profissional possível. “Nós precisamos que vocês continuem dialogando conosco, nos trazendo suas demandas, porque isso nos ajuda muito e é com isso que nós conseguimos qualificar o nosso trabalho e a formação de vocês”, frisa.