Geral

Dia da Abelha promove reflexão sobre a importância da espécie

02/10/2020

15:31

Por: Jéssica França

Fotos: Divulgação

Cepagro UPF possui parceira com empresa que desenvolve novas tecnologias na produção de produtos oriundos das abelhas

Você sabe qual é a função de uma abelha no meio ambiente? O dia 3 de outubro, Dia da Abelha, foi criado para lembrar da importância desta espécie fundamental para o ecossistema. Segundo pesquisas da área, estima-se que um terço dos alimentos consumidos no mundo estão diretamente ligados ao trabalho das abelhas no meio ambiente, responsáveis pela polinização de 80% dos cultivos do planeta. Há muitas pesquisas que apresentam teorias alarmantes sobre o fim da vida na Terra, caso as abelhas sumirem.

De acordo com a professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF), Dra. Gessi Koakoski, as abelhas contribuem para que o ecossistema se mantenha em equilíbrio. “Sabemos que estes insetos afetam a vida humana diariamente, sem que percebamos. No momento em que as abelhas estão coletando o néctar das flores, os grãos de pólen se aderem ao seu corpo, e assim, consequentemente ao pousar de flor em flor, as abelhas promovem a polinização, resultando na fecundação das flores e desenvolvimento de frutos e sementes”, explica.

O trabalho com as abelhas é economicamente rentável e ecologicamente correto

Conforme Gessi, além da importância ecológica, as abelhas apresentam uma grande importância econômica, já que diversos produtos são feitos por elas e utilizadas pelo homem. “Entre as diversas utilidades, podemos destacar o uso da cera de abelha na fabricação de cosméticos e o uso medicinal do mel, pólen, própolis, geleia real e apitoxina. Dentre os produtos da colmeia, o mel é o produto apícola mais conhecido e comercializado. Esta atividade contribui na melhoria das condições de vida de pequenos produtores rurais, pois é uma atividade economicamente rentável e ecologicamente correta. Com o crescimento do setor, médicos veterinários e engenheiros agrônomos estão ganhando seu espaço na prestação de serviços, sendo considerada uma especialidade emergente para estes profissionais”, comenta.

Produção de cera alveolada

Cepagro

O Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro) da UPF possui estrutura voltada para o ensino, a pesquisa e extensão, mantendo parceria com diversas empresas. Uma delas é a MFC (Mel em Favo e Centrifugado) de Idílio Batista Gonzatto e Vanusa Gonzatto. “A Universidade contempla o setor de apicultura com infraestrutura e capacidade de produção e beneficiamento dos produtos de origem apícola. O parceiro MFC irá proporcionar a implantação de novas tecnologias junto ao setor, com enfoque na produção de mel, cera e abelhas rainhas, sendo que parte dos lucros oriundos será revertida a instituição”, explicou a professora Gessi.

MFC

A empresa MFC foi criada em 2007 e trabalha com a espécie de abelha africanizada (Apis mellifera), produzindo mel, cera, pólen, própolis, geleia real, apitoxina e polinização. “Tudo teve início com meu pai Sebastião dos Santos Morais, que a vida inteira trabalhou com apicultura. Fazia a Feira do Produtor na Gare e eu sempre o ajudando. Nessa época, vendia informalmente, pois não era exigido. Com o passar do tempo ele não teve mais condições de lidar com as abelhas, então eu e o Idílio compramos os equipamentos e caixas, pois o Idílio já tinha experiência em apicultura. No ano de 2007, construímos a “casa do mel”, como chamamos e registramos a empresa”, conta a apicultora Vanuza.

Atualmente os produtos são comercializados na Feira do Produtor na Gare, em mercados, fruteiras e padarias de Passo Fundo.