Home

 

O XII Simpósio de Alimentos é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e pelo curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo (UPF). O principal objetivo do SIAL é promover um debate científico, proporcionando a troca de conhecimentos das áreas afins a Ciência, a Tecnologia e a Engenharia dos Alimentos.

Nesta edição, o SIAL abordará temáticas sobre Sustentabilidade Agrícola e Bioensumos; Segurança Alimentar e Nutricional - Fontes Alternativas na Produção de Alimentos e Valoração de Resíduos. Os temas a serem abordados são de extrema relevância para atual situação mundial, uma vez que dados apontam que mais de 750 milhões de pessoas no mundo passaram fome no último ano. Embora as áreas de cultivo estejam aumentando no mundo em termos absolutos, a proporção dessa terra usada para culturas destinadas à alimentação direta tem diminuído.  Assim, o estudo de novas alternativas na produção de alimentos, agricultura sustentável e valoração de resíduos se faz necessária. Em uma visão de futuro próximo, é essencial integrar esforços de forma contínua e comprometida, em via de mão dupla com maior número de países, em prol da sustentabilidade e da segurança alimentar em todo o planeta. Nos dias atuais, a grande questão em todos os setores econômicos é a produção sustentável. Agricultura sustentável refere-se à utilização dos recursos naturais de forma consciente, com adoção de práticas agrícolas que visam a conservação do solo e dos recursos naturais, baseadas em inovações científicas para a produção de alimentos saudáveis, permitindo que as gerações futuras sejam beneficiadas pela utilização destes mesmos recursos e promovendo qualidade de vida. Dentre a adoção de boas práticas, está a segurança alimentar, que ocorre quando todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais e preferências alimentares, tendo assim uma vida ativa e saudável. 

A FAO estima que a produção mundial de resíduos agroindustriais atinja 1,3 bilhão de toneladas por ano, dando conta que, 1/3 dos alimentos potencialmente destinados ao consumo humano são desperdiçados, seja como resíduos, oriundos do processamento ou como perda na cadeia produtiva (FAO, 2013). O aproveitamento de resíduos agroindustriais se mostra frente ao desperdício de alimentos, e ao beneficiamento e processamento desses, uma grande oportunidade de desenvolvimento de subprodutos, como também agregação de valor perdido, e utilização sustentável desses resíduos. O aproveitamento de resíduos agroindustriais se mostra frente ao desperdício de alimentos, e ao beneficiamento e processamento desses, uma grande oportunidade de desenvolvimento de subprodutos, como também agregação de valor perdido, e utilização sustentável desses resíduos. Um bom exemplo é a adoção crescente do conceito de biorrefinaria, cuja lógica é análoga às refinarias de petróleo e integra processos visando à valorização total da matéria-prima. 

Neste contexto, o SIAL visa propor um debate sobre as formas atuais de produção de alimentos e a valorização do regionalismo na produção dos mesmos, a identificação das relações entre alimentação e saúde e uma discussão sobre a indústria de alimentos e as novas tecnologias que buscam atender a saudabilidade e o cuidado com o ambiente. O evento contará com a participação de pesquisadores renomados na área e dará oportunidade aos estudantes e profissionais para a atualização em conceitos científicos, em termos de ciência, tecnologia e inovação.


Realização:

Patrocínio:

 

Apoio