Para submissão

O VI Seminário Nacional de Inclusão Digital contará com a submissão de artigos completos, artigos resumidos, oficinas, mesas redondas e painéis tematizando experiências nas áreas de Inclusão digital na educação e em processos de inclusão social.

Artigo completo: Descreve um trabalho de pesquisa finalizado, original e ainda não publicado. Os artigos podem ser do tipo descritivo ou relato, interpretativo, experimental ou de desenvolvimento, desde que se enquadrem nas exigências de um trabalho científico. Os artigos selecionados deverão ter até no máximo 10 páginas e terão 40min para apresentação e debate. [Modelo de formato da Sociedade Brasileira da Computação disponível em http://bit.do/templatescb]

Artigo resumido: Breve relato sobre pesquisas em andamento. Os artigos resumidos selecionados terão 30min para apresentação e debate. As propostas, de no máximo 4 páginas, devem conter as seguintes informações: Dados de identificação baseados no modelo de artigos completos;  Tópicos de interesse relacionados; Descrição; Objetivos ; Metodologia e  resultados parciais. IMPORTANTE: Artigos resumidos não precisam de abstract e keywords.

Oficina: Deverão ser práticas e terão duração de 4 horas. Os tópicos de interesse para as oficinas a serem submetidas ao evento são os mesmos do Senid 2020. As propostas, de no máximo 2 páginas, devem conter as seguintes informações: Dados de identificação baseados no modelo de artigos completos; Tópicos de interesse relacionados; Descrição; Objetivos e Infraestrutura necessária de software e hardware para sua realização. IMPORTANTE: As propostas de oficinas não precisam de abstract e keywords. A organização do evento se responsabilizará por providenciar os softwares necessários (desde que sejam gratuitos) e material de escritório que por ventura sejam necessárias às oficinas.

Relatos de experiência: Terão duração de 20 minutos e consistem em um breve relato oral de experiências, cursos ou atividades em desenvolvimento envolvendo os  tópicos de interesse do Senid 2020. As propostas, de no máximo 1 página, devem conter as seguintes seções: Dados de identificação baseados no modelo de artigos completos; Tópicos de interesse relacionados; Descrição e Objetivos. IMPORTANTE: Painéis não precisam de abstract e keywords.

Mesas redondas: Terão duração de 3 horas e consistem na discussão de um dos tópicos de interesse do Senid 2020 por três debatedores que deverão ser os autores da proposta de mesa e estarão presentes no evento. As propostas, de no máximo 1 página, devem conter as seguintes seções: Dados de identificação baseados no modelo de artigos completos; Tópicos de interesse relacionados; Descrição e Objetivos.

Tópicos de interesse

  • Robótica educativa livre
  • Dispositivos móveis na educação
  • TV digital para educação e/ou inclusão social
  • Desenvolvimento de software livre para educação
  • Desenvolvimento de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  • Desenvolvimento de tecnologias assistivas na educação
  • Tecnologias emergentes aplicadas à educação
  • Iniciativas de cultura digital na educação
  • Metodologias de ensino para a era digital
  • Utilização de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  • Utilização de tecnologias assistivas na educação
  • Experiência de Inclusão Digital nas Escolas
  • Experiência de Inclusão Digital nas Comunidades
  • Experiências inovadoras em NTE’s e NTM’s
  • Experiências utilizando mídias na educação (rádio, TV, jornal, etc…)
  • Experiências envolvendo programação de computadores no ensino fundamental
  • Redes sociais na educação
  • Aspectos sociais, políticos, educacionais e culturais das tecnologias contemporâneas
  • Educomunicação
  • Reflexões sobre a cultura hacker na educação
  • Formação de Professores para era digital
  • Experiências no âmbito da BNCC
  • Experiências relacionadas à Licenciatura em Educação
  • Experiências na área de Maker Spaces
  • O novo perfil de alunos e professores na era digital
  • Escolas do Século XXI

Alguns aspectos adicionais devem ser observados

  • Os artigos completos, artigos resumidos, oficinas e painéis devem ser submetidos no formato PDF;
  • Deverão ser escritos em português, espanhol ou inglês;
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submissão.
  • Os autores também podem omitir, se desejarem, informações no texto que permitam inferir a autoria do artigo (As informações de autoria deverão ser fornecidas exclusivamente na submissão pelo sistema JEMS).
  • Na versão final do artigo completo ou resumido, caso aceito, os dados dos autores e filiações deverão ser incluídos.
  • Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios, etc.) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1, etc.)
  • Os demais artigos serão publicados sob licença copyleft nos anais do evento.