Para submissão

Os artigos, resumos, oficinas, mesas redondas e painéis podem ser submetidos por qualquer pessoa que tenha realizado pesquisas e experiências práticas nas áreas de interesse do evento e serão analisados por uma equipe de especialistas. Toda e qualquer proposta para o Senid deverá ser submetida apenas em formato eletrônico, por meio do sistema JEMS, para o seguinte endereço eletrônico [Em breve será disponibilizado o link para acesso ao sistema]

CUIDADOS PARA SUBMISSÃO

  • Os trabalhos devem obedecer ao modelo de formatação da Sociedade Brasileira de Computação [Acessar modelos].
  • Os artigos completos, artigos resumidos, oficinas e painéis devem ser submetidos no formato PDF.
  • Os artigos deverão ser escritos em português, espanhol ou inglês.
  • Sugere-se que os autores submetam seus artigos à correção de idioma antes da submissão.
  • Sugere-se que os artigos não possuam mais de três autores.
  • Na página de rosto do artigo, não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que contiverem identificação serão imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submissão. Os autores também podem omitir informações no texto que permitam inferir a autoria do artigo (As informações de autoria deverão ser fornecidas exclusivamente na submissão pelo sistema JEMS).
  • Na versão final do artigo completo ou resumido, caso aceito, os dados dos autores e as filiações deverão ser incluídos.
  • Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios, etc.) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1, etc.)
  • Os artigos serão publicados sob licença copyleft, nos anais do evento.

TÓPICOS DE INTERESSE:

Tecnologias de Inclusão Digital

  • Robótica educativa livre
  • Dispositivos móveis na educação
  • TV digital para educação e/ou inclusão social
  • Desenvolvimento de software livre para educação
  • Desenvolvimento de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  • Desenvolvimento de tecnologias assistivas na educação
  • Metodologias de Inclusão Digital

 Metodologias de ensino para a era digital

  • Utilização de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  • Utilização de tecnologias assistivas na educação
  • Experiência de inclusão digital nas escolas e/ou comunidades
  • Experiências no âmbito do projeto Um Computador por Aluno
  • Experiências utilizando mídias na educação (rádio, TV, jornal, etc…)
  • Experiências envolvendo programação de computadores no ensino fundamental

Estudos da cibercultura

  • Aspectos sociais, políticos, educacionais e culturais das tecnologias contemporâneas
  • Educomunicação
  • Formação de professores para era digital
  • Escolas do Século XXI

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Em caso de aprovação, ao menos um dos autores deve se inscrever no evento até dia 10/4.
  • Os apresentadores deverão se identificar a partir do endereço [a ser divulgado em breve] para geração dos certificados de apresentação, até dia 10/4.
  • Somente farão parte dos anais os trabalhos apresentados.
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que contiverem identificação serão imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submissão. Após aprovação, será solicitado novo arquivo contendo o nome dos autores.
  • Os autores dos 10 melhores artigos relacionados ao desenvolvimento de Tecnologias Digitais na/para a Educação (excluindo-se o publicado na Revista Brasileira de Computação Aplicada) serão convidados a submeter versão ampliada ao livro Cultura Digital na Educação;