Universidade

Semana do Conhecimento: inscrições na modalidade Ouvintes iniciam nesta sexta-feira (9)

08/10/2020

13:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Atividades diversificadas são destinadas à toda a comunidade. As inscrições são gratuitas

Realizada anualmente, a Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) conta com a participação dos acadêmicos, professores e funcionários da Instituição, além da comunidade em geral. Nesse sentido, nesta sexta-feira (9), a 7ª edição do evento, que acontece de 26 a 29 de outubro de forma on-line, tem o período de inscrições aberto para a modalidade Ouvintes.

Interessados em participar podem realizar a inscrição gratuitamente neste link. É possível se inscrever apenas para o evento, bem como para ele e as atividades paralelas. As inscrições ficarão abertas até 26 de outubro. Certificados também serão entregues mediante a inscrição.

Vasta programação
Neste ano, a VII Semana do Conhecimento aborda o tema “Novas relações entre Universidade e Sociedade em tempos de pandemia”, que vem ao encontro do momento global atual e demonstra a importância das relações estabelecidas entre a Universidade e a sociedade.

A programação do evento contempla sessões de apresentação de trabalhos, oficinas do conhecimento, bate-papo virtual, diálogos do conhecimento e painéis temáticos. Todas as atividades ocorrem de maneira on-line, por meio das plataformas Google Meet e Youtube.

A abertura acontece na noite do dia 26 de outubro, às 19h20min, com o painel temático “Novas relações entre Universidade e Sociedade em tempos de pandemia”. Abordarão o tema os painelistas Ardigò Martino, professor visitante estrangeiro no Instituto Integrado de Saúde (INISA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Lucia Campos Pellanda, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); e Carolina Leite, acadêmica do curso de Psicologia da UPF e bolsista do Projeto Redes de Cuidados Territoriais (UPF/PMPF).

A mediação ficará a cargo do coordenador da Divisão de Ensino de Graduação da UPF, professor Dr. Miguel da Silva Rossetto.

Possibilidade de ampliar o conhecimento
Segundo uma das coordenadoras do evento, professora Dra. Adriana Bragagnolo, a participação na Semana do Conhecimento é importante para que a comunidade acadêmica e externa dialogue e experiencie diferentes saberes vinculados a extensão e a pesquisa. “Isto tudo, envolvendo graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação. Com a Semana, poderemos ampliar nosso conhecimento quanto as diferentes áreas e assim pensar sobre o momento atual que vivemos, de modo a identificar práticas e contribuições que estão sendo desenvolvidas”, comenta.

Na opinião do professor Dr. Julcemar Bruno Zilli, também coordenador da Semana do Conhecimento, a atividade representa o momento em que os acadêmicos podem apresentar e discutir os resultados dos projetos de pesquisa e dos programas/projetos de extensão, que eles participam, para a comunidade. “Portanto, é uma forma de mostrar para a sociedade as atividades de pesquisa e extensão que os estudantes têm oportunidade de desenvolver dentro da UPF e quando isso pode melhorar o aprendizado dos conteúdos trabalhados nos diferentes experimentos científicos ou extensionistas”, disse.

Sobre a Semana do Conhecimento
Por meio da Semana, a Universidade contribui na constituição da realidade social, fazendo com que suas ações façam refletir a vida em sua dimensão local, regional e global, de maneira a possibilitar espaços que evidenciem ainda mais o conhecimento produzido na Instituição, que envolve as seguintes mostras de trabalhos: Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e a Mostra de Pós-Graduação.

Mais informações sobre a VII Semana do Conhecimento, que objetiva aproximar práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidas na UPF e por outras instituições de ensino superior, podem ser conferidas AQUI. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail semanadoconhecimento@upf.br.