Universidade

Semana do Conhecimento 2018: construindo conhecimentos para a redução das desigualdades

25/07/2018

14:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Evento acontece de 1º a 5 de outubro, integrando a Mostra de Iniciação Científica (MIC), a Mostra de Extensão (MEX) e a Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação. Inscrições de trabalhos podem ser feitas até 6 de agosto

Com o intuito de aproximar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, que vem, ao longo dos anos, fortalecendo espaços de diálogo e de troca de saberes, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, de 1º a 5 de outubro, a V Semana do Conhecimento. O evento, que congrega a Mostra de Iniciação Científica (MIC), a Mostra de Extensão (MEX) e a Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação, está com inscrições abertas para a submissão de resumo expandido e apresentação de trabalhos.

As inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas no site www.upf.br/agenda, menu Inscrições para Eventos, até o dia 6 de agosto. A participação nessa modalidade tem o valor de R$ 35,00 e podem ser inscritos até dois trabalhos em cada subevento. Após efetuar o pagamento, o inscrito deve aguardar 96 horas para a confirmação da quitação. A partir disso, o sistema liberará a inserção do trabalho. Ao submeter a proposta de trabalho, é importante que ela já tenha sido previamente aprovada pelo professor orientador. A Semana ainda é composta pela modalidade gratuita Ouvinte, na qual os participantes poderão se inscrever de 3 de setembro a 2 de outubro.

Em sua quinta edição, a Semana do Conhecimento tem como temática “Construindo conhecimentos para a redução das desigualdades”, a qual, nos 50 anos da UPF, afirma o compromisso que a Instituição foi delineando em sua história, de forma a abranger questões de âmbito global e a refletir nas múltiplas realidades e contextos que perpassam a comunidade interna e externa. O evento tem também ampliado os diálogos junto a outros sujeitos e práticas da Universidade, como o Pibid, o PET e o PRÓ-Saúde, a pós-graduação stricto e lato sensu, as residências multiprofissionais em saúde, o Integrado UPF e a Feira de Ciências.

XI Mostra de Extensão Universitária
A XI Mostra de Extensão Universitária, que ocorrerá dentro da programação da Semana do Conhecimento, objetiva promover espaços de diálogo, produção e socialização de conhecimento. As comunicações orais têm o formato de mesas integradas. Os extensionistas que submeterem trabalhos de suas respectivas práticas irão realizar suas apresentações em salas juntamente com os demais atores da comunidade acadêmica.

Mostra de Iniciação Científica
Como forma de garantir a socialização das pesquisas desenvolvidas por alunos da UPF e de outras instituições, bem como integrar alunos e professores pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, a Semana do Conhecimento congrega também a Mostra de Iniciação Científica, realizada desde 1991 na UPF. A evolução das Mostras de Iniciação Científica promovidas pela UPF é evidente, tanto pelo aumento do número de trabalhos quanto pelo seu incremento em qualidade.

Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação
Além da riqueza do histórico das Mostras de Pesquisa e Extensão, a Semana do Conhecimento tem também ampliado os diálogos junto a outros sujeitos e práticas da Universidade, tais como o Pibid, o PET e o PRÓ-Saúde, além da Pós-Graduação stricto e lato sensu, das Residências Multiprofissionais, Integrado UPF e Feira de Ciências. Nesse contexto, o evento também integra a Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação, contemplando estudos desenvolvidos a nível de especializações, mestrados e doutorados, além das Residências Multiprofissionais em Saúde.

Saiba mais
Mais informações sobre a V Semana do Conhecimento estão disponibilizadas no endereço eletrônico semanadoconhecimento.upf.br.