Universidade

VIII Semana do Conhecimento integra comunidade acadêmica da UPF

27/09/2021

08:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento tem início nesta segunda-feira (27), reunindo atividades sobre o tema central “A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais”

Um dos eventos que mais movimenta a comunidade acadêmica da Universidade de Passo Fundo (UPF) está começando. A VIII Semana do Conhecimento UPF tem início nesta segunda-feira, 27 de setembro, e abordará o tema “A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais”. A programação, que ocorre de forma on-line até quinta-feira (30), contempla diversas atividades, como sessões virtuais de apresentação de trabalhos, Cafés, Diálogos e Oficinas do Conhecimento e webconferências internacionais.

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (27), às 19h20min. O painel debaterá a temática do evento com os convidados Dr. Jorge Luis Nicolas Audy (PUCRS), João Pedro Mazuco Rodriguez (acadêmico de Engenharia de Computação, bolsista de iniciação científica do Pibic CNPq) e Dra. Yoná da Silva Dalonso (Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille, presidente do Forext), com mediação da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. A transmissão será pelos canais do Youtube da UPF TV e da UPF Online.

Mosaico Cultural
Realizada anualmente e de forma a envolver estudantes, professores, funcionários e a comunidade em geral, aproximando as práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidas na UPF e por outras instituições de ensino superior, a Semana do Conhecimento ainda contará com o Mosaico Cultural, atividade já consolidada do Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) – UPF Idiomas.

Nesta segunda-feira (27), às 17h, haverá a sessão Cultura e Língua Japonesa na região norte do RS, com a professora Megumi Sato Tanabe, que fará um relato sobre a imigração japonesa na região de Passo Fundo, abordando questões linguísticas e culturais. A ação poderá ser assistida pelo YouTube, no link.

Já na quinta-feira (30), às 17h, o foco será a língua francesa. Na oportunidade, o professor André Gonçalves apresentará e discutirá curiosidades sobre as expressões idiomáticas da língua francesa em relação à língua portuguesa. A transmissão será pelo link.

Lançamento da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior
A Semana do Conhecimento congrega ações das mais diversas áreas e contempla eventos que movimentam o setor da educação. Exemplo dessa relação será o lançamento da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES), que ocorre durante o Café do Conhecimento. A atividade será transmitida pelo canal da UPF Online no Youtube, na terça-feira, dia 28, a partir das 17h.

A publicação é resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES) e reúne temas centrais da educação superior brasileira, bem como apresenta informações e reflexões para todos que abordam o tema em seus estudos acadêmicos ou que buscam apoio para sua atuação profissional no ensino superior.

Participam do encontro representantes da UPF e de outras instituições de ensino Superior e do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), entidade apoiadora do evento.

Internacionalização
Nesta edição, uma das novidades é também a inclusão da perspectiva internacional na Semana, que está evidenciada desde a temática que traz a preocupação com a solução de problemas, do local para o global. A organização destaca  que o evento se alinha ao Plano Estratégico de Internacionalização (PEI), da UPF, contemplando a necessidade de oportunizar à comunidade interna e externa ações na perspectiva da internacionalização abrangente (em inglês comprehensive internationalization) e da internacionalização em casa, que foram valorizadas com a pandemia.

A Semana do Conhecimento também filia-se aos objetivos United Nations Academic Impact (UNAI), iniciativa que alinha as instituições de ensino superior com as Nações Unidas no apoio e contribuição para a realização dos objetivos e mandatos das Nações Unidas, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.

Confira algumas atividades relacionadas à internacionalização: 
28/9 – 10h: "Critical Education in the global era/Educação crítica na era global", com os doutores Julian Vasquez Heilig - University of Kentucky, Lexington, KY;  Leketi Makalela - University of the Witwatersrand – South Africa; Kleber Aparecido da Silva - Universidade Federal de Brasília. A atividade terá a mediação da professora Dra. Luciane Sturm - Assessoria Internacional - PPGL/UPF.

28/9 – 14h: Oficina do Conhecimento 
"Be the Change: Incorporando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS no seu dia a dia", com a coordenadora do Green Office UPF, Dra. Luciana Londero Brandli e equipe de estudantes do PPGEng.

28/9 – 17h: Café do Conhecimento  
"Vidas em Português: uma herança, um acolhimento", com os doutores Kleber Aparecido da Silva - PPGL UnB e Luciane Sturm - PPGL UPF, que discutirão a comunicação em língua portuguesa no contexto global.

29/9 – 9h: Diálogos do Conhecimento  
"Ciência, Território e Extensão na América Latina", com os doutores Dein Portela Valenzuela, coordinador de Experiencias Laborales y académico Laboratorio de Etnografía, Universidad Alberto Hurtado, Chile, e Facundo Harguinteguy, coordinador y docente Universitario en Universidad Nacional de Avellaneda, com a mediação do professor Dr. Marcio Tascheto (UPF). O painel debaterá a extensão universitária como processo de aprendizagem e produção de conhecimento científico nos territórios. Visa também compreender os diferentes contextos e experiências extensionistas na América Latina.

Na manhã do dia 29 de setembro, ainda, às 10h, os interessados poderão acompanhar os "Diálogos Interculturais", com estudantes da UPF e egressos que realização mobilidade acadêmica e estarão compartilhando suas experiências de estudos em diferentes países.

No final da tarde, às 18h15min, do dia 29/9, acontece o "Diálogos de Migração", com a participação de imigrantes residentes no Brasil, a fim de debaterem sobre as dificuldades encontradas durante a pandemia, com a mediação da Dra. Patrícia Grazziotin Noschang - FD/UPF/ PPGD.

No dia 30/9, às 10h,  ocorre a webconferência “A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais”, com os doutores José Octávio Serra Van Dúnem, diretor do Centro de Estudos Sociais e Jurídicos, da Faculdade de Direito, Agostinho Neto University, Luanda, Angola, e Carlos Eduardo Siqueira, médico, pesquisador, da UMASS, University of Massachusetts, USA, com a mediação da Dra. Janaina Santin – Faculdade de Direito FD/UPF/PPGD.

As atividades transmitidas pelo Youtube são de acesso público e aquelas que serão pelo Google Meet, destinadas aos inscritos no evento.

Mais informações sobre a VIII Semana do Conhecimento podem ser obtidas AQUI.