Literatura

Literatura em Diálogo apresenta a obra “O conto da Aia”, de Margaret Atwood

14/09/2018

15:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Atividade abordará uma das obras literárias mais comentadas do mundo e ocorrerá no dia 3 de outubro

O projeto de extensão Literatura em Diálogo, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), apresenta, na próxima edição, no dia 3 de outubro, “Desigualdades nas relações sociais e distopias do nosso tempo: o conto da Aia, da escritora canadense Margaret Atwood”. A atividade, que também integra a programação da V Semana do Conhecimento, ocorre no Centro de Eventos da UPF, a partir das 19h20min, e é gratuita e aberta à comunidade.

O evento apresenta uma das obras literárias mais comentadas no mundo e contará com a participação da coordenadora do projeto de extensão, Dra. Ivânia Campigotto Aquino (Letras/IFCH); do coordenador da Divisão de Extensão da UPF, professor Dr. Marcio Tascheto da Silva (Pedagogia/Faed); e da professora Dra. Patricia Ketzer (Filosofia/IFCH).

Unindo as áreas de Literatura, Filosofia e Pedagogia, o encontro literário contextualizará como o mundo distópico da ficção é tão próximo do mundo real, com temas que fazem refletir sobre a realidade: opressão feminina, medo, fundamentalismo religioso e política. 

Sobre o projeto
O projeto de extensão Literatura em Diálogo nasceu da necessidade de incentivar a leitura e resgatar as obras clássicas de uma maneira diferente: a aproximação de um debate que traz interface com outras manifestações de arte. Com foco principalmente no público jovem, o projeto busca a construção de uma metodologia que apresenta o contexto atual para mostrar interesses comuns que permanecem na obra literária. Além de trabalhar com o cânone, o projeto também abre espaço para a literatura contemporânea.

O projeto de extensão Literatura em Diálogo integra o Programa Ensino e Inovação, desenvolvido no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UPF. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, com a participação do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura e da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski. Entre as manifestações artísticas que fazem interface com o Literatura em Diálogo estão a música, a dança, o teatro, o cinema e as artes plásticas.