Universidade

Discussões sobre literatura e cinema integram a programação da Semana do Conhecimento

27/08/2019

14:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Programação inicia na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro. Inscrições ainda estão abertas e são gratuitas

Na terça-feira, dia 3, às 19h20min, no Centro de Eventos, ocorre mais uma edição do projeto de extensão Literatura em Diálogo. Com o título “Aluno-protagonista: leitura, (anti)intelectualidade e (trans)formação em Fahrenheit 451, de Ray Bradbury”, a ação pretende unir as áreas de Literatura, Filosofia e Psicologia para contextualizar como o mundo distópico apresentado na obra é tão próximo do mundo real. Participam do encontro o vice-reitor de Graduação professor Dr. Edison Alencar Casagranda, o acadêmico Kaian Lago e o professor Me. Cláudio Joaquim Paiva Wagner, mediados pela professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino. 

Já na quarta-feira, dia 4, também às 19h20min no Centro de Eventos, haverá um cine-fórum com o tema Diversidade, Cinema, Sociedade em Debate. O debate, organizado pelo projeto de extensão Ponto de Cinema, será feito por acadêmicos dos cursos de Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia e Medicina, acompanhados do coordenador do projeto, Me. Fábio Rockenbach, e por profissionais da área da saúdeem tornos dos filmes Meninos não choram, Meu nome é Ray, A Garota Dinamarquesa e Uma Mulher Fantástica. A mediação será das professoras Dra. Luciana Grolli Ardenghi e Dra. Cristina Fioreze, do projeto de extensão Diversidades: visibilidade e garantia de direitos. 

Universidade em transformação
A VI Semana do Conhecimento tem como tema a “Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências”. Neste ano, além dos debates, a programação contempla rodas de conversa, painéis temáticos, apresentação de trabalhos e oficinas, que ocorrerão nos turnos da manhã, tarde e noite, em diferentes espaços da Instituição. 

A abertura está marcada para a noite do dia 2 de setembro, às 19h20min, no Centro de Eventos, Campus I, com o painel “Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências”. Debaterão a temática a reitora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, Bruno Almeida (UPF) e Carmem Lúcia de Silva Helfer (Unisc). A mediação será de Marcos Antonio Leite Frandoloso (UPF).

Importante espaço de diálogo, de construção coletiva, de fortalecimento e compartilhamento de redes de saberes e de trocas de experiências, a Semana do Conhecimento acontece de 2 a 6 de setembro na Universidade de Passo Fundo (UPF). Interessados em participar na modalidade Ouvintes ainda podem se inscrever, de forma gratuita, acessando o site da Semana. A programação completa também está disponível no site