Universidade

A reinvenção das universidades

03/09/2019

12:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Abertura da VI Semana do Conhecimento da UPF dialoga sobre a transformação das universidades e conta com a participação das reitoras da UPF e da Unisc

As principais certezas em relação às transformações das universidades são a necessidade de mudança e a preservação da qualidade do ensino. Esse pensamento esteve presente nos discursos das reitoras da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Bernadete Maria Dalmolin, e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Me. Carmem Lúcia de Silva Helfer, que participaram do painel de abertura da VI Semana do Conhecimento da UPF, na segunda-feira, 2 de setembro, no Centro de Eventos da UPF. O painel teve como tema a “Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências”.

Painel “Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências” 

Se reinventar, se autoavaliar e atender às transformações do século XXI são ações inevitáveis para as universidades. “Estamos todos no mesmo momento, olhando para dentro e buscando transformações internas para dar conta dos desafios do século XXI. O que sabemos é que como estamos não podemos continuar. A única certeza é a mudança. E a mudança de cultura é a tarefa mais difícil. Mas temos convicção de que vamos enfrentar esse momento, que envolve não só o cenário econômico e financeiro, mas também o fator concorrência”, afirmou a reitora da Unisc, uma das convidadas do painel da Semana do Conhecimento, que também é presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Confira o áudio da reitora da Unisc:

As universidades já iniciaram o processo de mudança. “A reinvenção pedagógica na Unisc está em alta, especialmente na formação docente, porque não se faz mudança sem formar o professor, tendo como foco o aluno. Temos o compromisso de manter as nossas instituições, que são sérias, têm credibilidade e uma força enorme na comunidade. Assim é a Unisc, a UPF e outras tantas universidades comunitárias do nosso estado. Precisamos que a comunidade continue acreditando em nós”, destacou a reitora Carmem.

Reitoras da Unisc, Me. Carmem Lúcia de Silva Helfer, e da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin 

Os processos de transformação são necessários para a evolução do ensino superior. “Estamos num momento de intensa transformação, porque o mundo, as pessoas e o conhecimento também se transformam. E nós precisamos acompanhar essa evolução e ao mesmo tempo oferecer algo que esteja mais factível com este momento contemporâneo”, declarou a reitora da UPF.

Confira o áudio da reitora da UPF:

Se transformar sem abrir mão da qualidade do ensino é uma das premissas da UPF. “Vamos consolidando aquelas formas sólidas de educação e de formação e, ao mesmo tempo, agregando aquilo que o mundo contemporâneo oferece, mas sem deixar de oferecer toda aquela qualidade para o aprendizado crítico, para as pessoas de fato estarem aqui aprendendo com qualidade”, enfatizou Bernadete.

Abertura do evento ocorreu no Centro de Eventos da UPF

E um dos grandes questionamentos que marca esse cenário é para onde vão essas universidades em transformação. A reitora da UPF tem um direcionamento claro sobre para onde ir. “Nós vamos para um lugar onde a Instituição se consolida com cada vez mais qualidade, para onde a ciência se integra mais, a interdisciplinaridade estará mais intensa, e para uma maior conectividade com o mundo, com o território e com a tecnologia”, observa a reitora da UPF.

Também participaram do painel a coordenadora pedagógica da Unisc, Giana Diesel Sebastiany, o acadêmico da UPF Bruno Almeida e o professor da UPF Dr. Marcos Antonio Leite Frandoloso, que mediou o debate. A solenidade de abertura da Semana do Conhecimento também contou com a presença dos vice-reitores de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda; de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé; de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, e Administrativo, Dr. Cristiano Cervi, da representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Maria Fernanda Kemmerich, e com a apresentação musical do Grupo de Percussão da UPF. 

Solenidade de abertura da Semana do Conhecimento

Sobre a Semana do Conhecimento
A Semana do Conhecimento é um evento que ocorre anualmente na UPF com o objetivo de aproximar práticas de ensino, de pesquisa, de pós-graduação e de extensão.  Por meio de processos dialógicos, de vivências e experiências, e visa fortalecer e consolidar espaços de troca de conhecimento e saberes, envolvendo diferentes sujeitos da comunidade interna e externa.

A programação contemplará diversas atividades, tais como: palestra, roda de conversa, painel temático, apresentação de trabalho, cine-fórum, entre outras. As atividades serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite e ocorrerão em diferentes espaços da Universidade. 

Confira aqui a programação dos próximos dias e mais informações sobre o evento.