Ensino

Vestibular UPF: uma grande Universidade para grandes sonhos

04/11/2021

08:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes/Carla Vailatti

Inscrições seguem abertas para diversos cursos. Prova presencial ocorre no dia 13/11

Com mais de 50 anos de história, a UPF não apenas se consolida como uma das maiores instituições de ensino do país, como também figura entre as melhores do mundo. Além da estrutura física, a Universidade é destaque na qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, proporcionando aos estudantes uma experiência completa. Uma das oportunidades para fazer parte desse grande universo está com inscrições abertas: o Vestibular de Verão. Os candidatos podem escolher entre três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial ou nota da redação do Enem de 2010 a 2020. Já o Vestibular de Medicina tem edital próprio e a forma de seleção será por prova presencial no dia 13 de novembro ou pela média do Enem 2019 ou 2020. Interessados devem se inscrever aqui até 9 de novembro.

Com ações diretas e indiretas em mais de 150 municípios, a UPF é responsável pela formação de mais de 84 mil profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. Considerada a maior Universidade do Norte gaúcho, a Universidade conta com oito campi em funcionamento, dos quais três estão localizados em Passo Fundo e os outros cinco em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

São 450 laboratórios e salas para ensino prático-experimental e mais de 80 projetos de pesquisa e extensão que não apenas envolvem os acadêmicos, mas promovem uma interação real entre a Instituição e a comunidade, auxiliando no desenvolvimento, crescimento e a melhoria de processos.

Entre as melhores do mundo

Em 2021 a UPF entrou para o ranking internacional da Times Higher Education, figurando ao lado de 59 universidades brasileiras listadas no ranking 2022, destacando-se entre as privadas e comunitárias. Nesse mesmo ranking, estão instituições como as universidades de Oxford, Harvard e Cambridge. 

A UPF já havia sido reconhecida entre as melhores da América Latina e do Caribe por duas vezes consecutivas pela mesma publicação. O ranking destaca, entre outros aspectos, o desempenho da Universidade no ensino, na pesquisa e na relevância internacional de suas publicações. 

Uma das consequências desse reconhecimento internacional está nas diversas parcerias firmadas e em andamento com instituições de renome em várias partes do mundo, somando mais de 70 convênios em mais de 20 países. As parcerias permitem aos acadêmicos uma experiência internacional por meio de intercâmbios, seja ao cursar disciplinas ou ao realizar intercâmbios.

Espaços qualificados para o aprendizado

Um dos diferenciais de uma universidade é a qualidade dos espaços de formação. Para que o conhecimento seja absorvido em sua plenitude, o acadêmico precisa muito mais do que uma sala de aula: precisa de espaços para colocar a teoria em prática. Neste contexto, a UPF conta com diversas espaços qualificados de formação, com possibilidade de vivenciar na prática os conteúdos da sala de aula. Entre estes espaços está o Hospital Veterinário. Referência na área, o Hospital é o único da região com atendimento 24h. Lá, a Universidade coloca em ação o aprendizado prático e a aproximação com a comunidade. Essa relação também ocorre no Centro de Pesquisa Agropecuária (Cepagro), que atua como uma fazenda escola e coloca os estudantes em contato com as principais ferramentas da profissão. Com uma área de 270 hectares, o Centro é utilizado para o ensino, a pesquisa da graduação e da pós-graduação, além de atividades de extensão.

Essa experiência profissional dentro da academia também ocorre nos mais variados laboratórios, como as Clínicas Odontológicas que colocam o estudante em situações reais da rotina de atuação. A força comunitária e extensionista da UPF é uma marca dos laboratórios do Centro Tecnológico de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec Serviços), único na região Norte do Rio Grande do Sul que dispõe de uma ampla gama de ensaios técnicos em materiais de construção civil.

Uma das mais recentes estruturas é o Centro de Simulação Realística, voltado para a prática acadêmica dos cursos da área da saúde, em nível de graduação, pós-graduação e extensão. O objetivo é o desenvolvimento de habilidades clínicas e aprendizado em procedimentos médicos, utilizando a simulação realística, com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual.

Parque Tecnológico

Além dos laboratórios, clínicas e centros, o acadêmico ainda conta com toda a estrutura do UPF Parque. Com mais de 4.000 m² de área construída, o Parque se dedica a acolher empresas inovadoras e de base tecnológica já consolidadas no mercado, de diferentes setores da economia. O Parque tem como objetivos intensificar a interação entre as empresas e a UPF, seus pesquisadores, laboratórios, centros e núcleos, além de oportunizar experiências e vivências práticas aos acadêmicos.

Inscrições abertas

Para quem deseja experimentar e vivenciar essa realidade, as inscrições seguem abertas até o dia 9 de novembro. Conheça a estrutura da UPF e fique por dentro de todas informações acessando o site www.upf.br/ingresso.