Pesquisa e Inovação

Revista Ciatec UPF entra no décimo ano de publicação

10/08/2018

17:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Revista de Ciências Exatas Aplicadas e Tecnológicas (Ciatec), uma publicação conjunta do Instituto de Ciências e Exatas e da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Iceg/Fear/UPF), acaba de disponibilizar seu décimo número, contendo nove artigos nas áreas de pesquisa e ensino em ciências e tecnologias, resultado de contribuições de pesquisadores da UPF e de outras instituições renomadas.

De acordo com um dos diretores da Revista, professor Dr. Moacir Kripka, a publicação de uma revista científica na UPF, abrangendo as áreas de ciências exatas e tecnológicas, consistia num projeto antigo de um grupo de professores da Instituição. “A ideia de um veículo de divulgação que disponibilizasse, num mesmo espaço, produção científica gerada nos diversos cursos dessas áreas e contribuições de pesquisadores de outras instituições, tinha como objetivo central facilitar o acesso da comunidade acadêmica da UPF a essa produção”, explicou. 

A ideia foi concretizada no ano de 2009, quando foi apresentada a primeira edição da Revista Ciatec UPF. Segundo os editores, professor Kripka e professor Dr. Carlos Ariel Samudio Perez, a consolidação desse projeto não seria possível sem o apoio das unidades acadêmicas envolvidas, bem como do corpo de avaliadores.  “A qualidade do trabalho desenvolvido pode ser atestada tanto pela inclusão da revista em importantes indexadores como pela obtenção de qualis em quase uma dezena de áreas distintas no último quadriênio de avaliação da Capes”, afirmou Perez.

A Revista Ciatec está disponível no endereço: http://seer.upf.br/index.php/ciatec. A submissão de artigos para as próximas edições pode ser feita no próprio site, onde constam também as instruções aos autores.