Ensino

Política dos Estudantes UPF completa um ano consolidada como um instrumento acadêmico

13/09/2022

14:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

“Um documento para chamar de nosso”. Foi dessa forma que os estudantes se referiram à Política dos Estudantes, documento construído de forma coletiva e participativa em 2021. Para marcar a data, nesta quarta-feira, 14 de setembro, o Setor de Atenção aos Estudantes, em parceria com o Diretório Central de Estudantes, fará um evento comemorativo. O encontro ocorre no DCE, a partir das 19h30min, com entrada liberada para todos os interessados.

A equipe que construiu a Política lembra que o processo contou com o envolvimento de mais de 500 estudantes. Depois de um processo intenso de debates e considerações acerca da experiência universitária, eles descreveram as cinco concepções que norteiam o documento e que devem servir como balizadores para a construção do conhecimento e das relações estabelecidas na vida acadêmica e na relação entre a universidade e sua comunidade, são eles: pertencimento estudantil, formação crítica, protagonismo estudantil, permanência estudantil e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com o grupo, a construção do documento foi importante para dar unidade a muitas discussões realizadas pelos estudantes e, a partir das concepções, traçar estratégias para materializá-las. Nesse sentido, cada concepção conta com um conjunto de estratégias e atores responsáveis por efetivá-las dentro da institucionalidade da vida acadêmica. Além disso, a Política dos Estudantes foi responsável por popularizar no meio acadêmico fazendo circular conceitos como pertencimento e protagonismo estudantil.

Para eles, a partir da publicação do documento no ano passado, após sua aprovação do Conselho Universitário, o dia 14 de setembro tornou-se especial para toda a Instituição, uma vez que a data se tornou símbolo da força e da coragem dos estudantes para enfrentarem os desafios diversos presentes no cenário de acesso, permanência e conclusão do ensino superior.