Ensino

Inscrições abertas para provas de comprovação de competência

06/10/2020

10:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo

Durante a graduação, é necessário construir habilidades e competências básicas no uso das tecnologias e ferramentas de comunicação e interação com os outros sujeitos e com o mundo. Assim, as normativas institucionais, em consonância com as políticas educacionais federais, preveem as circunstâncias da comprovação de conhecimentos prévios em tais domínios, por meio de provas ou disciplinas ofertadas semestralmente.

Nesse sentido, a UPF está com inscrições abertas para as provas de comprovação de competência na Leitura de Textos em Língua Portuguesa, na Leitura de Textos em Língua Estrangeira e no Uso de Ferramentas Básicas de Informática. Acadêmicos interessados podem se inscrever até o dia 10 de novembro, na Intranet, menu Acadêmico, Prova de Competência. O custo é de R$ 45,00.

Tendo em vista o cancelamento das provas de comprovação de competência no semestre 2020/1, as inscrições realizadas foram automaticamente transferidas para este semestre.

Requisitos
Para realizar a prova, é preciso ser estudante vinculado a curso cuja matriz curricular tenha prevista a comprovação de competência em qualquer das áreas, a saber: Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras (Inglês e/ou Espanhol) e Informática Básica. Além disso, é necessário que o acadêmico esteja cursando, no máximo, o terceiro semestre, a contar do ingresso no curso matriculado.

O estudante que não comprovar a competência até o prazo estabelecido deverá cursar disciplina oferecida pela área institucional cujo programa tenha equivalência com os conteúdos abordados na prova.

Datas das provas
As provas de comprovação de competência em Leitura de Textos em Língua Estrangeira (Inglês e/ou Espanhol) e no Uso de Ferramentas Básicas de Informática serão aplicadas no dia 14 de novembro, às 9h. Por sua vez, a prova de comprovação de competência na Leitura de Textos em Língua Portuguesa ocorre no dia 21 de novembro, às 9h, apenas na UPF Sarandi.

No momento da inscrição, o acadêmico deverá selecionar, dentre as opções disponíveis, o campus onde deseja realizar a prova. A partir do dia 11 de novembro, o estudante poderá consultar o prédio e a sala de realização das provas na Intranet, menu Acadêmico, Prova de Competência.

Os candidatos sabatistas que desejarem prestar a prova em data e horário que atendam aos preceitos de sua religião deverão protocolar a solicitação na Central de Atendimento ao Aluno ou na secretaria dos campi até o último dia de inscrição. Para esses candidatos, a prova acontece no dia 16 de novembro, às 9h, somente no campus I da UPF.

Documentação solicitada
Para a realização da prova, o estudante deverá, obrigatoriamente, comparecer com antecedência ao local informado, e portar documento de identificação com foto que poderá ser a carteira de identidade, a carteira de motorista ou a carteira estudantil emitida pelo DCE. A não apresentação de tal documento impedirá a realização da comprovação de competência.

O edital de abertura das inscrições, assim como outras orientações, estão disponíveis AQUI.