Vestibular

Estrutura multicampi da UPF facilita o acesso ao ensino superior na região

18/10/2017

16:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

UPF conta com nove campi instalados em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade

A Universidade de Passo Fundo (UPF) é a maior instituição de ensino superior da região Norte do Rio Grande do Sul e sua estrutura é composta por nove campi, instalados em Passo Fundo (I, II e III), Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade. Essa estrutura multicampi é um dos diferenciais da UPF, facilitando, dessa forma, o acesso da comunidade ao ensino superior, estimulando a permanência de mão de obra especializada e a produção do conhecimento nas cidades da região. A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. São oferecidas 58 opções de cursos.

A Universidade abrange na sua área de atuação mais de 150 municípios. A história da UPF é marcada pela preocupação em oferecer espaços de formação e de construção do conhecimento, possibilitando a todas as pessoas o acesso ao ensino superior. A estrutura multicampi da Instituição demonstra essa relação próxima com a comunidade. Atualmente, a Universidade tem mais de 18 mil alunos.

Conheça a estrutura da UPF na região:

Carazinho


A UPF Carazinho conta com uma ampla e moderna estrutura física própria, com mais de sete mil metros quadrados de área construída sobre terreno com 12,3 hectares. Nesse espaço, acolhe centenas de acadêmicos, que adquirem conhecimento nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção Mecânica e Pedagogia. Estão à disposição da comunidade acadêmica salas de aulas modernas, laboratórios de informática, biblioteca, auditório e um corpo docente qualificado. Além disso, dispõe de diversos projetos e atendimentos à comunidade.

Casca


O Campus da UPF Casca oferta atualmente cinco cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Há, também, especialização e o curso Técnico de Enfermagem. A infraestrutura compreende atualmente o Prédio São Carlos, com sete salas de aula e 1.150m², e um segundo prédio, com 3.196m² e 19 salas de aula. Laboratórios de informática auxiliam os estudantes no desenvolvimento de atividades práticas.

Lagoa Vermelha


Desde 1990, vem formando profissionais nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Letras e Artes. A estrutura física compreende salas de aula, laboratórios e biblioteca atualizada, além de área administrativa e de convivência. Além do ensino, o Campus busca estar inserido na comunidade por meio das diversas atividades de extensão. Atualmente, estão em andamento os cursos de Administração (B), Ciências Contábeis (B), Direito (B), Letras, Português - Espanhol e Respectivas Literaturas (L) e Pedagogia (L).  

Palmeira das Missões


A UPF iniciou suas atividades no Campus Palmeira das Missões em 1969. O Campus foi um dos pioneiros no movimento de descentralização da Instituição, com a missão de formar professores e participar do desenvolvimento regional, seja pela formação de mão de obra altamente qualificada, ética e humanista, seja pelos projetos de pesquisa e extensão, aplicados aos vinte municípios de sua área de atuação. Há, atualmente, no Campus Palmeira, três cursos de graduação com turmas em andamento: Educação Física (L), Pedagogia (L) e Gestão do Agronegócio (CST). 

Sarandi


Oferece, atualmente, cursos de graduação, pós-graduação, técnicos profissionalizantes e de extensão, com a finalidade de atender à importante demanda local e de sua área de abrangência. Também presta diversos serviços de forma gratuita para a comunidade. Possui uma ampla infraestrutura de suporte ao processo ensino-aprendizagem, com biblioteca, três laboratórios de informática e um laboratório de enfermagem, que permitem a utilização das mais modernas tecnologias, para melhor atender às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica dessa unidade. No Campus Sarandi, são oferecidos os cursos de graduação em Administração (B), Ciências Contábeis (B), Direito (B) e o Curso Técnico em Enfermagem.

Soledade


O Campus oferece atualmente cinco cursos de graduação – Administração (B), Ciências Contábeis (B), Direito (B), Educação Física (L) e Pedagogia (L) – e o curso técnico em Enfermagem. Na pesquisa, o Campus conta com o Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do RS. Em projetos de extensão, a UPF Soledade conta com o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) e com o Balcão do Consumidor.

 

Conheça os cursos disponíveis no Vestibular de Verão:

Passo Fundo
Administração (B)
Agronomia (B)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST)
Arquitetura e Urbanismo (B)
Artes Visuais (B)
Artes Visuais (L)
Ciência da Computação (B)
Ciências Biológicas (B)
Ciências Contábeis (B) 
Ciências Econômicas (B)
Comércio Exterior (CST)
Design de Moda (CST)
Design de Produto (CST)
Design Gráfico (CST)
Direito (B)
Educação Física (B)
Educação Física (L)
Enfermagem (B)
Engenharia Ambiental e Sanitária (B)
Engenharia Civil (B)
Engenharia de Alimentos (B)
Engenharia de Computação (B)
Engenharia de Produção (B)
Engenharia Elétrica (B)
Engenharia Mecânica (B)
Engenharia Química (B)
Estética e Cosmética (CST) 
Fabricação Mecânica (CST)
Farmácia (B)
Filosofia (B)
Filosofia (L)
Física (L)
Fisioterapia (B)
Fonoaudiologia (B)
Geografia (L)
Gestão Comercial (CST)
Gestão de Recursos Humanos (CST)
Gestão do Agronegócio (CST)
História (L)
Jornalismo (B)
Letras - Português e Espanhol (L)
Letras -  Português e Inglês (L)
Logística (CST)
Matemática (L)
Medicina (B)
Medicina Veterinária (B)
Música (L) 
Música - Canto (B) 
Música - Instrumento (B) 
Nutrição (B)
Odontologia (B)
Pedagogia (L)
Psicologia (B)
Publicidade e Propaganda (B)
Química (B)
Química (L)
Secretariado Executivo (B)
Serviço Social (B)

Carazinho
Administração (B) 
Ciências Contábeis (B) 
Direito (B)  
Pedagogia (L) 
 
Casca
Administração (B) 
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST) 
Ciências Contábeis (B)  
Direito (B)  
Gestão Comercial (CST) 
 
Lagoa Vermelha
Administração (B)  
Ciências Contábeis (B)  
Direito (B)  
Pedagogia (L)  

Sarandi
Administração (B) 
Ciências Contábeis (B)  
Direito (B)  

Soledade
Administração (B) 
Ciências Contábeis (B)  
Direito (B) 
Educação Física (L)  
Pedagogia (L)