Ensino

Cursos de graduação avaliados pelo MEC comemoram resultados obtidos

25/10/2017

18:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Artes Visuais e Engenharia Química da UPF recebem nota máxima do MEC. Engenharia de Produção, Medicina, Gestão do Agronegócio, Estética e Cosmética e Fabricação Mecânica obtiveram conceito 4

O Ministério da Educação (MEC) realiza todos os anos a avaliação da qualidade das universidades no Brasil por meio da análise das instituições, cursos e do desempenho dos estudantes. Neste ano, em sua visita in loco, o MEC concedeu aos cursos de Artes Visuais e de Engenharia Química da Universidade de Passo Fundo (UPF) a nota 5, conceito máximo de sua avaliação, destacando a qualidade do ensino promovido pela Instituição.  Além disso, os cursos de Estética e Cosmética, Medicina, Engenharia de Produção, Fabricação Mecânica e de Gestão do Agronegócio foram avaliados com o conceito 4.

O curso de bacharelado em Artes Visuais conta com diversos ateliês, laboratórios, estúdios de fotografia e vídeo. A composição curricular articula e conecta conhecimentos para construir e valorizar paradigmas contemporâneos inerentes aos processos criativos no contexto das Artes Visuais. De acordo com a coordenadora do curso, professora Me. Mariane Loch Sbeghen, o aluno é estimulado a pensar de modo inovador, propondo novas técnicas e processos criativos. “Pressupõe o pensamento em constante desenvolvimento das capacidades críticas e investigativas. Os professores buscam aperfeiçoar a percepção, a reflexão e a inventividade, instigando os alunos à produção e ao registro de poéticas visuais”, destacou. O curso permite que o profissional atue como produtor cultural autônomo, artista visual ou agente cultural, entre outras funções afins, dentro de instituições educativas e culturais”, destacou Mariane. 

A UPF preza pela qualidade do ensino, oportunizando infraestrutura moderna e um corpo docente qualificado. No curso de Engenharia Química, é ofertada aos acadêmicos uma infraestrutura de laboratório invejável, com inúmeros espaços para aulas práticas, desenvolvimento de pesquisas e atividades experimentais. O laboratório de processos químicos, o último a ser inaugurado, tem a mais moderna infraestrutura do setor no interior do estado, com equipamentos de ponta para a pesquisa e aulas práticas. “Sabemos que temos uma estrutura consolidada, com professores qualificados, com experiência na área de atuação do curso, tendo assim todas as condições para oferecer um ensino altamente qualificado. A nota máxima, 5, foi uma agradável surpresa e uma recompensa pelo empenho de todos para ofertar ao mercado um curso de Engenharia Química com excelência acadêmica, que é o objetivo de todos, coordenação do curso, colegiado e Reitoria”, destacou a coordenadora do curso, professora Dra. Vera Maria Rodrigues.
 
Conheça os diferencias dos demais cursos da UPF:

Engenharia de Produção
O curso de Engenharia de Produção proporciona uma formação multidisciplinar, por meio da estrutura oferecida pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), e possui os melhores laboratórios da região. De acordo com o coordenador do curso, professor Me. Anderson Hoose, o corpo docente é formado por 22% de doutores e 78% de mestres, com experiência no mercado. O currículo é formado por 71,93% das disciplinas com formação específica, 21,93% de disciplinas com formação básica e 6,14% com formação humanística. “As atividades são tratadas em profundidade e de forma integrada. O curso desenvolve profissionais inovadores, que ocupam postos de destaque e liderança dentro das empresas onde atuam. O egresso também pode abrir o seu próprio negócio, a partir da visão empreendedora da formação”, destacou.

Medicina 
O curso de Medicina da UPF tem como diferenciais o comprometimento do corpo docente, sua trajetória e história. É um curso que busca inovações técnicas e pedagógicas de modo constante. De acordo com o coordenador do curso, professor Dr. José Ivo Scherer, a UPF prima pela qualidade buscando sempre excelência. “O mercado para nossos futuros egressos dependerá da dedicação de cada um, pois, nós, como Faculdade, damos as melhores ferramentas, e cada um deles deverá encontrar a sua colocação. Temos a clareza de que os melhores sempre obterão o melhor espaço no mercado. A nota 4 do MEC comprova a seriedade do curso”, disse.

Fabricação Mecânica
Direcionado para as áreas de planejamento e de fabricação, o curso de CST em Fabricação Mecânica da UPF dedica especial atenção à fabricação de estruturas metálicas, máquinas e implementos agrícolas. De acordo com o coordenador do curso, professor Me. Auro Candido Marcolan, todas as atividades promovem a união da teoria e da prática. “O diferencial do CST Fabricação Mecânica é o corpo docente com experiência na indústria, bem como os laboratórios e a carga horária das disciplinas práticas. Além disso, o índice de empregabilidade do curso é altíssimo e quase a totalidade dos egressos atua na área, trabalhando no setor de metal-mecânico ou possuindo empreendimento próprio ligado à formação”, disse. 

Gestão do Agronegócio
O curso de Tecnólogo em Gestão do Agronegócio possui em sua matriz curricular disciplinas que abordam empreendedorismo, inovação, agricultura de precisão, tecnologia de alimentos, sistemas de produção, mercados futuros e muito mais, possibilitando ao acadêmico uma visão sistêmica dos sistemas de gerenciamento, desde a produção até a comercialização do produto final. De acordo com o coordenador do curso, professor Me. Anderson Neckel, todos os professores têm formação acadêmica e qualificação técnica por também atuarem na área. “O perfil profissional possibilita o planejamento e a execução de empreendimentos voltados para o agronegócio. Projeto de mercados estratégicos, análise de indicadores de mercado e do controle de custos de produção do agronegócio; planejamento, execução e implantação de arranjos produtivos locais; gerenciamento de propriedades rurais, entre outras ações que poderão contar com a colaboração do profissional”, ressaltou. 

Estética e Cosmética
O curso de Estética e Cosmética da UPF completa, em 2018, dez anos de atuação. Com projetos de formação vinculado às práticas profissionais, presta atendimento à comunidade. De acordo com a coordenadora do curso, professora Margarete Rien, ele oportuniza a vivência de experiências teóricas e práticas com tecnologias específicas, diagnóstico e planejamento facial; estética capilar, corporal e facial; maquilagem; massagem corporal e facial; visagismo e também imagem e postura pessoal. “Existe uma demanda grande por profissionais. Um dos diferencias do curso, além da infraestrutura e da qualificação dos professores, é o retorno do investimento mais imediato para os alunos, pois muitos já conseguem se inserir no mercado de trabalho já no primeiro semestre da formação”, destacou. 

Vestibular de Verão UPF
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. Nesta edição, estão sendo oferecidos 58 opções de cursos em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Desses, 12 são de licenciatura. 

A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 13 de novembro. A prova, que acontece no dia 18 de novembro, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, e os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.