Ensino

Semana Acadêmica da Medicina debate a prática como fonte de crescimento e mudança

25/09/2017

19:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Conhecimento, dedicação e ação. É com base nesses três pilares que iniciou, na tarde desta segunda-feira, 25 de setembro, a XXVII Semana Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nesta edição, o evento traz para debate o tema “A prática como fonte de crescimento e mudança” e contará com palestras sobre a formação de médicos generalistas, além de espaço para discentes palestrantes, apresentação de trabalhos orais e de pôsteres. A programação, que segue até o dia 29 de setembro, no auditório da Faculdade de Medicina, no Campus II da UPF, terá ainda minicursos e troca de experiência entre as Ligas Acadêmicas.

A Semana Acadêmica de Medicina UPF é um evento anual tradicionalmente realizado pelo Diretório Acadêmico Dr. Sabino Arias. A solenidade de abertura contou com a presença da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, que destacou que a semana acadêmica é um espaço protagonizado pelos acadêmicos e que representa o que há de mais genuíno em termos de organização de eventos da Universidade. Ela parabenizou o grupo pela escolha do tema. “A prática é a dimensão de todo o processo de formação necessária para as profissões da área da saúde, é onde o conhecimento que aprendemos no dia a dia vai se reproduzindo e sendo validado, suscitando novos questionamentos. É assim que nos damos conta do que é importante para aquela população, testando novos aprendizados”, disse.

Compondo a mesa de abertura do evento, o diretor da Faculdade de Medicina, professor Gilberto Bortolini, destacou que, no período de sete anos em que está na gestão do Faculdade, em diferentes cargos, acompanhou a grande evolução do curso e também do Diretório Acadêmico, no empenho em realizar as semanas acadêmicas. “Vocês serão muito mais do que médicos, serão formadores de opinião. Mais do que isso, terão uma formação global, como cidadãos”, disse em seu discurso.

A programação seguiu com uma mesa redonda sobre obesidade infantil. A programação completa pode ser conferida no site www.upf.br/samupf/programacao.