Ensino

Mais de 230 estudantes foram atendidos pelos projetos Aulas de Apoio e Aluno Apoiador

26/06/2019

18:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Dados foram apresentados pelo Setor de Atenção ao Estudante na tarde desta quarta-feira, 26 de junho

O Setor de Atenção ao Estudante da Universidade de Passo Fundo (Saes/UPF) apresentou, na tarde desta quarta-feira, dia 26 de junho, os dados dos atendimentos realizados pelos projetos Aulas de Apoio e Aluno Apoiador no primeiro semestre do ano. A apresentação ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) com a presença de professores e acadêmicos de diferentes cursos que auxiliam nos projetos. 

Somente neste primeiro semestre de 2019, foram atendidos 236 acadêmicos, de 37 cursos diferentes e em 86 disciplinas. O curso com maior demanda foi o de Farmácia, com um total de 61 alunos apoiados em quatro disciplinas. Todo o apoio no projeto é feito pelos próprios acadêmicos que prestam auxílio aos colegas com dificuldade. Ao todo, o projeto Aluno Apoiador contou com a participação de 108 apoiadores, sendo 78 voluntários e 30 bolsistas do projeto. 

De acordo com a coordenadora geral do Saes, professora Silvana Baumkarten o projeto Aluno Apoiador existe há cinco anos e se destaca por dois pontos de vista: o do aluno que é ajudado e que necessita desse atendimento, mas também dos alunos que querem ajudar e que acabam aprendendo muito nesse processo. “Muitos dos Alunos Apoiadores acabam, inclusive, pensando em seguir na docência. E isso é fantástico, as pessoas quererem dar um pouco de si e aprender nesse processo. É muito bom vermos esses resultados para podermos sentir o valor que o projeto tem. Acho que é um projeto revolucionário”, destaca. 

Além dos atendimentos prestados pelos projetos, também foram divulgados os dados das oficinas temáticas realizadas neste semestre. No total, as seis oficinas – Liderança; Comunicação, Expressão e Oratória; Meditação no Campus; Inteligência Financeira; Escrita sem Segredo; Pensando meu projeto de pesquisa – atingiram um público de 230 participantes.