Universidade

Um encontro de redes unidas pela conservação da natureza

31/08/2018

14:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Troca de experiências entre os gestores das áreas naturais protegidas do norte do estado foi oportunizada em um encontro na UPF nesta sexta-feira, 31 de agosto

Gestores e apoiadores das áreas naturais protegidas da metade norte do Rio Grande do Sul estão reunidos na Universidade de Passo Fundo (UPF) nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, no “Encontro da Rede de Unidades de Conservação da Natureza do Norte do Rio Grande do Sul”, em um espaço de troca de experiências relacionadas à gestão dessas áreas. A atividade ocorre no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e conta com uma ampla programação, que debaterá, entre outros temas, a atuação das redes, a economia e a conservação da natureza e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas unidades.

A abertura do evento contou com a presença do vice-presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Dr. Alexandre Augusto Nienow; do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; e da diretora do ICB, Dra. Marilene Rodrigues Portella.

Para Nienow, esse é um momento importante para reunir instituições com o mesmo objetivo – a conservação da natureza –, e para debater sobre a importância da existência dessas áreas. “Temos um histórico no país de desmatamentos que ainda ocorrem e essa conscientização é importante a partir desses grupos de debate. A participação da FUPF é fundamental, pois sempre tivemos uma preocupação muito grande na questão ambiental do Campus, com o relatório de fauna e flora, as áreas de preservação permanente e reserva legal e, também, com a criação da RPPN, o que nos permite estar presente nesses espaços de debate e servir de exemplo para quem tiver área semelhante”, define o vice-presidente da FUPF.

Na opinião de Silva, é gratificante para a Universidade, que tem um trabalho intenso de preservação com a RPPN UPF, receber um encontro de redes que retoma o trabalho de debater novas estratégias para conservação. “Aqui estão as pessoas que atuam em prol da natureza. É fundamental promover encontros como esse, no qual se promove um debate e uma troca de experiências naquilo que é um das coisas fundamentais da nossa vida: a preservação da natureza”, justifica o vice-reitor.

Troca de experiências
Coordenador da atividade, o professor Dr. Jaime Martinez destaca que o encontro da rede de Unidades de Conservação promove um espaço de troca de experiências entre os gestores das áreas naturais protegidas, nas esferas federais, estaduais e municipais ou particulares do norte do RS. Para ele, essa união apoia o fortalecimento institucional das áreas naturais protegidas, nos diferentes níveis de governança e soma esforços na área da conservação da natureza, principalmente em termos de escala, vendo o território como um todo. “Podemos estabelecer e reforçar laços de amizade e companheirismo, propiciando melhores cenários para o estabelecimento de parcerias, além de fortalecer as unidades de conservação diante de suas comunidades, para que entendam sua missão de conservar a natureza e os serviços ambientais que elas propiciam”, afirma ele.

A rede, segundo Martinez, foi criada em 2008 por meio de um Protocolo de Intenções e realizou cerca de 17 encontros nas diferentes Unidades de Conservação, em várias regiões do estado. “Os encontros da Rede de UCs começaram em 2006 e propiciaram uma grande rede de amigos, de parcerias, que tem tornado possível a divulgação e a ampliação do quadro de áreas protegidas no norte do estado, em especial da categoria RPPN. A UPF participa no Conselho Consultivo de muitas dessas unidades de conservação, e algumas pesquisas dos cursos de graduação e pós-graduação são realizadas nessas áreas, também sendo um momento de reafirmar as parcerias de futuro”, enfatiza.

Conheça as Unidades de Conservação que participaram do encontro:

Federal
Floresta Nacional de Passo Fundo (Mato Castelhano)
Parque Nacional dos Aparados da Serra (Cambará do Sul)
Estação Ecológica de Aracuri (Muitos Capões)

Estadual
Parque Estadual do Turvo (Derrubadas)
Parque Estadual do Espigão Alto (Barracão)
Parque Estadual do Papagaio-Charão (Sarandi)

Municipal
Parque Natural Municipal de Sertão (Sertão)
Parque Natural Municipal de Carazinho (Carazinho)
Parque Natural Municipal do Pinheiro Torto (Passo Fundo)

Particular
RPPN UPF (Passo Fundo)
RPPN Menino Deus (Passo Fundo)
RPPN Maragato (Passo Fundo)
RPPN Papagaios-de-Altitude (Urupema/SC)