Notícias UPF

Red Hot Chili Peppers anuncia retorno do guitarrista John Frusciante

  • Por: Eugenio Siqueira
  • Fotos: Divulgação RHCP

O Red Hot Chili Peppers anunciou ontem (15) que o guitarrista John Frusciante está de volta à banda. Ele substituirá Josh Klinghoffer, que ocupava a posição há dez anos. Klinghoffer entrou no grupo em 2009 para substituir exatamente Frusciante. O guitarrista saía da banda pela segunda vez para investir em uma carreira solo.
No anúncio oficial, postado nas redes sociais do grupo, o RHCP agradeceu a Klinghoffer: "Josh é um lindo músico que nós respeitamos e amamos. Estamos profundamente gratos por nosso tempo com ele, e pelo incontáveis presentes que ele compartilhou conosco. Também anunciamos, com grande entusiasmo e corações completos, que John Frusciante está retornando ao grupo."
 
De volta ao RHCP, pela segunda vez
Esta é a terceira passagem de Frusciante pelo RHCP. Ele entrou para o Red Hot Chili Peppers depois da morte do guitarrista original, Hillel Slovak, por overdose, em 1988. Participou de dois álbuns: "Mother's milk" (1989) e "Blood sugar sex magik" (1991). Foi graças a esse último que o RHCP ganhou fama mundial com os sucessos "Under the bridge" e "Give it away".

A fama foi demais para Frusciante, que saiu na metade da turnê de 1992, em decorrência do seu vício em heroína. Após anos de tratamento e reabilitação, o guitarrista voltou à banda a tempo de gravar "Californication" em 1999. Na sua última saída do RHCP, em 2009, justificou que seus interesses musicais estavam o levando para uma direção diferente e que os exploraria em carreira solo.

Também se noticia que, apesar da banda ter emplacado alguns hits com os trabalhos mais recentes, Josh Klinghoffer sofria pressão da crítica e do público. Com Klinghoffer nos acordes, o Red Hot gravou dois discos: “I’m With You” (2011) e “The Getaway” (2016).