Notícias UPF

Hoje é o Dia do Rock Bebê!!!

  • Por: William Mendes
  • Fotos: Divulgação

O Rock and Roll surgiu no final da década de 40, nos subúrbios dos Estados Unidos, sob a influência de outros tipos de música, como o jazz, o R&B e o country. Um dos pilares do Rock, mesmo sem saber que o gênero existia, Chuck Berry modificou o rhythm and blues nos principais elementos que tornaram o rock and roll distinto. Compondo músicas focadas na adolescência e no consumismo e desenvolvendo um estilo musical que incluía solos de guitarra espetaculares, Berry tornou-se uma grande influência na música rock subsequente. Nos anos 50, o rock n roll ganhou notoriedade com o seu primeiro sub-gênero, o Rockabilly e é claro com o Rei do Rock, Elvis Presley.

Por que é comemorado o Dia Mundial do Rock?
A data do dia do rock remete ao dia 13 de julho de 1985, quando Bob Geldof idealizou um festival chamado Live Aid, que aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, além de ser transmitido para o mundo todo e atingir uma audiência de quase 2 bilhões de pessoas. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock".

Além de Phil Collins o evento contou com a participação de artistas como Elvis Costello, Sting, U2, Queen, Dire Straits, The Who, Black Sabbath, Judas Priest, Santana, The Beach Boys, Tom Petty, Neil Young, Mick Jagger, Bob Dylan e até uma reunião do Led Zeppelin. O evento foi criado para arrecadar fundos que seriam utilizados para combater a fome na África. 13 de julho ficou conhecido como “O dia em que a música mudou o mundo”, além de também receber a importante honra de ser declarado o Dia do Rock.

A apresentação do grupo Queen no festival Live Aid foi eleita o melhor show ao vivo de rock da história da música, numa pesquisa realizada em 2005 pelo Channel 4, de Londres, milhares de pessoas uniram suas vozes e o Wembley Stadium cantou, sem parar, durante 20 minutos. De um modo geral, o desempenho da banda foi (e é até hoje!) muito elogiado pelos críticos musicais.

O Queen foi uma banda britânica formada nos anos 1970 e liderada pelo lendário Freddie Mercury, o dono de uma voz empoderadora, considerado por muitos o maior vocalista da história. Junto de seus companheiros de banda Brian May (guitarra), John Deacon (baixo), e Roger Taylor (bateria), Freddie elevou o Queen ao máximo, emplacando quatorze álbuns de estúdio, dois extended play, seis álbuns ao vivo, oito coletâneas oficiais, uma trilha sonora e sessenta e dois singles oficiais.

Estes números (e status) fizeram com que o Queen chegasse ao seleto grupo de artistas que conquistaram o disco de urânio. Pouca gente conhece este prêmio, organizado pela gravadora espanhola Hispavox, para premiar seu artista Raphael, El niño de Linares, que superou a marca das 50 milhões de cópias vendidas, contando toda a sua discografia. Outros três artistas foram também premiados com o Disco de Urânio: Michael Jackson, com “Thriller“, lançado em 1982, a banda australiana AC/DC com “Back in Black” e o Queen, com o “Greatest Hits“. Especula-se que o Pink Floyd tenha vendido cerca de 50 milhões de cópias do disco “The Dark Side of the Moon”, mas não recebeu o Disco de Urânio por falta de provas à época. Vale destacar que o Disco de Urânio foi uma premiação informal, que hoje não existe mais, deixando de certificar e premiar outros artistas do mercado fonográfico. O número de 50 milhões de cópias vendidas refere-se somente à época da premiação, não sendo contabilizadas as vendas nos dias atuais.

Artistas como os do Queen, AC/DC, Pink Floyd e até mesmo o saudoso Rei do Pop, Michael Jackson foram influentes para os diversos gêneros do Rock. E sim, o bom e velho (nem tão velho assim) Rock N´Roll, ao longo dos anos, foi se reinventando e abrindo caminho para novas vertentes que vão desde o estilo clássico até os atuais misturando novos gêneros como o pop e o rap.

Para entender um pouco mais sobre os subgêneros do Rock, criamos uma Timeline que mostra a evolução do Rock N´Roll, dos anos 1940 até os dias atuais. Confere aí.

TIMELINE