Pesquisa e Inovação

UPF expande atuação com oferta de mestrado e doutorado interinstitucional em Rondônia

16/07/2020

13:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Convênio inédito permite ainda a colaboração científica e cultural em diferentes áreas. Inscrições estão abertas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está expandindo a atuação da Pós-Graduação Stricto Sensu, por meio de um Projeto de Cooperação Institucional com a Faculdade Católica de Rondônia(FCR). O convênio prevê entre ações o oferecimento de cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter e Dinter), além de colaboração científica e cultural em diferentes áreas. Nesta semana, foram lançados os primeiros editais de seleção de candidatos para 12 cursos de mestrado e doutorado, ofertados por intermédio desta parceria.  As inscrições estão abertas e podem ser acessadas em https://fcr.edu.br/cursos/pos-graduacao/

Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o momento é bastante significativo, uma vez que essa iniciativa é inédita para a Instituição. “É com muita satisfação que referendamos essa parceria entre instituições de ensino oferecendo o nosso melhor a outras regiões. É um projeto feito a muitas mãos e que vai contribuir para a formação e colaboração científica, demonstrando, também, a evolução da instituição ao repensar e reinventar seus processos e possibilidades”, destaca.

O acordo, entre as duas instituições, foi firmado em março deste ano

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, comemora a conquista que representa, de forma concreta, um marco para a expansão da Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade. “O que antes era um sonho, agora se torna realidade. Estamos levando o nosso ensino de qualidade para além da nossa região de atuação. Por meio dessa parceria, com a Faculdade Católica de Rondônia, vamos oportunizar formação em uma região do país que apresenta uma carência muito grande em profissionais com mestrado e doutorado”, aponta.   

Já o reitor da FCR, professor Dr. Fabio Rychecki Hecktheuer reitera a importância de estabelecer essa aproximação com a Universidade. “A nossa parceria com a UPF acontece há algum tempo e, agora, temos esse momento considerado ímpar para a Amazônia que agora conta com a formação de profissionais das mais diversas áreas nos níveis mais altos do ensino formal, demonstrando o compromisso que a Católica tem com a tríade: ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Acordo
O acordo, entre as duas instituições, foi firmado em março deste ano.  Ele prevê o intercâmbio de conhecimento científico e cultural, além de buscar ações conjuntas visando o incentivo à pesquisa, formação, bem como com relação à difusão cultural. Dentre as possibilidades, estão o intercâmbio de pesquisadores, criação e organização de atividades docentes coordenadas; planejamento e execução em conjunto de programas comuns ou complementares de pesquisa; troca de informações científicas e técnicas; realização de seminários, encontros e outros eventos nas áreas acadêmicas e administrativas; edição conjunta de obras científicas ou literárias; realização de ensino a distância em parceria, na troca de know-how e elaboração de cursos; oferta de mestrados e doutorados interinstitucionais; e cooperação na construção de programas de mestrado e de doutorado.

Confira os cursos que estão sendo oferecidos por intermédio desta parceria: 
Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental (FCR/UPF)
Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (FCR/UPF)
Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (FCR/UPF)
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (FCR/UPF)
Doutorado em Envelhecimento Humano (FCR/UPF)
Mestrado em Envelhecimento Humano (FCR/UPF)
Doutorado em História (FCR/UPF)
Mestrado em História (FCR/UPF)
Doutorado em Letras (FCR/UPF)
Mestrado em Letras (FCR/UPF)
Doutorado em Odontologia (FCR/UPF)
Mestrado em Odontologia (FCR/UPF)