Universidade

UPF e Universidade de Kassel conduzem novas parcerias

15/08/2019

14:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Diversos trabalhos e projetos conjuntos desenvolvidos entre a Instituição e a universidade da Alemanha já estão em andamento

A parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidade de Kassel, na Alemanha, é antiga e rende frutos nas mais diversas áreas do conhecimento. Nas primeiras semanas do mês de agosto, os professores Dr. Charles Leonardo Israel e Dr. Agenor Dias de Meira Junior, docentes do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF), estiveram visitando a instituição alemã para consolidar mais um trabalho em conjunto.

O objetivo da viagem, de acordo com o professor Dr. Charles Israel, foi consolidar a parceria de pesquisa colaborativa entre o grupo de Elementos de Máquinas e Tribologia, coordenado pelo professor Dr. Ing. Adrian Rienäcker, e o PPGPPF, vinculado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear). O professor ressalta que, no início do ano, João Vítor Bystronski Herzog, acadêmico de Engenharia Mecânica, e Huann Costa Rodrigues, estudante do PPGPPF, iniciaram o intercâmbio em Kassel com o objetivo de realizar a etapa de aprimoramento do modelo numérico referente ao projeto de pesquisa e desenvolvimento aplicado a chaves seccionadoras do setor elétrico. 

Durante a visita, foi definida a possibilidade de dois novos alunos da UPF participarem do intercâmbio em 2020 e ainda a vinda de dois estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade de Kassel para o Laboratório de Inovação e Tecnologia (LINTEC), vinculado ao PPGPPF.

Segundo Israel, a semana foi muito produtiva, com apresentação dos resultados obtidos até o momento e prospecção de novas oportunidades de ambas as partes. Conforme ele, a parceria permite que os estudantes tanto da graduação quanto do PPGPPF participem de atividades técnicas e acadêmicas, o que é muito importante para a formação acadêmica e profissional. Além disso, representa a possibilidade de transferência de tecnologia para a região. Para o professor Meira Junior, o intercâmbio permitiu aos acadêmicos a utilização e o aprendizado de novas técnicas e ferramentas de modelagem numérica, com a obtenção de excelentes resultados, permitindo também o convívio com intercambistas de diferentes nacionalidades, gerando crescimento pessoal.

De acordo com João Vítor, a oportunidade de “colocar a mão na massa” e ao mesmo tempo se adaptar a uma nova cultura e idioma constitui um desafio que só tem a acrescentar na formação pessoal e profissional. “Foi um momento de muito aprendizado e uma experiência que nunca vou esquecer”, destacou.