Pesquisa e Inovação

UPF e CEEE firmam parceria para projetos de pesquisa e inovação

06/11/2019

14:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF), firmou duas novas parcerias com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Tendo como base projetos de pesquisa, as ações preveem a compra de equipamentos para melhorar a estrutura dos laboratórios dos cursos de Engenharia Mecânica e do PPGPPF, além de bolsas para acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, do PPGPPF e de Arquitetura e Urbanismo. Em visita realizada na última semana, a equipe de engenheiros da CEEE e de acadêmicos dos cursos envolvidos foi recebida pela vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé.

De acordo com o professor Dr. Charles Leonardo Israel, que coordena os projetos, o primeiro projeto tem como título “Desenvolvimento de metodologia para realização de modelagem de subestações em 3 dimensões”, e o segundo “Pesquisa da eficiência de técnicas de redução de ruído em subestações urbanas visando o conforto da comunidade”. “Ambos os projetos serão desenvolvidos nas instalações da UPF validados nas subestações da CEEE. Os convênios já foram assinados pelas duas instituições e formalizados”, destacou.

Participaram do encontro os membros da CEEE, engenheiro Luciano Hoffmann Paludo, engenheiro Daniel Wagner de Castro Lima e engenheiro Roberto Arnt Tarrago. Luciano explica que um dos projetos trata do desenvolvimento de metodologia para modelamento tridimensional de subestações e equipamentos da CEEE-GT, que permitirá melhor desenvolvimento de soluções para ampliações do sistema de transmissão da CEEE-GT. Já o outro trata de pesquisa da eficiência de técnicas de redução de ruído em subestações urbanas visando ao conforto da comunidade. “Com as subestações cada vez mais inseridas no ambiente urbano, tornam-se necessárias medidas adicionais para adequação dos níveis sonoros aos limites legais e normativos, minimizando o impacto ambiental da subestação, que poderão ser pesquisadas durante o projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D)”, esclareceu.
 
A execução dos projetos já teve o seu início, por meio da equipe de mestres, graduados e bolsistas da UPF, coordenados pelo professor Charles e gerenciados pelos engenheiros da CEEE-GT, Luciano e Daniel. O projeto conta com a pesquisa, o desenvolvimento de metodologia, transferência de tecnologia e treinamento da equipe.
  
Segundo os envolvidos, a parceria entre a CEEE-GT e a UPF iniciou em 2017 com a execução de outro projeto de P&D. Em 2018, a empresa fez novo chamamento público para novos projetos e, então, a UPF submeteu propostas que foram contempladas, com início previsto para outubro de 2019. “Esses contratos fazem parte do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é alocar adequadamente recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem a originalidade, aplicabilidade, relevância e a viabilidade econômica de produtos e serviços, nos processos e usos finais de energia”, explica Luciano.
 
Para ele, os projetos são de extrema importância para a sociedade, permitindo a troca de conhecimentos técnicos entre a CEEE-GT e UPF. “Os projetos permitem o desenvolvimento de seus profissionais, pesquisadores e estudantes, avanço da pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico brasileiro, promoção da cultura da inovação e criação de novos equipamentos e metodologias, aprimorando a prestação de serviços que contribuam para a segurança do fornecimento de energia elétrica, a modicidade tarifária, a diminuição do impacto ambiental do setor e da dependência tecnológica do país”, ressaltou.