Geral

PPGPPF realiza curso de atualização em Elementos Finitos

20/01/2017

14:02

Por: Assessoria de Imprensa

Curso reuniu estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam com a atividade de cálculo estrutural por elementos finitos

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF), em parceria com a Resistenge Soluções em Engenharia e o Núcleo de Cálculos Especiais (NCE), realizou, na última semana, o curso de atualização/extensão em Elementos Finitos. O curso foi ministrado pelo diretor do NCE, professor Dr. Avelino Alves Filho, que atua há mais de 40 anos na área de elementos finitos, sendo autor de três livros nesta área e de 17 livros na área de ciências físicas. 

A atividade, que reuniu estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam com a atividade de cálculo estrutural por elementos finitos, teve como foco o módulo MEF3 – Análise Não Linear, que abordou tópicos avançados e de enorme interesse na aplicação de projetos de engenharia e otimização de soluções. 

De acordo com o coordenador do PPGPPF, Márcio Walber, foram abordados, durante as aulas, conceitos imprescindíveis para a correta análise numérica, considerando as não linearidades física e geométrica que estão presentes nos projetos mecânicos em geral e permitem projetar componentes e sistemas com mínimo peso.  “Tais considerações permitem a realização do desenvolvimento de projetos mais econômicos”, destacou. 

Além disso, outros temas relacionados à área também foram discutidos, como grandes deformações e suas consequentes aplicações em materiais hiperelásticos, a dinâmica não linear, assim como aplicações utilizando os Métodos Explícito e Implícito e as técnicas iterativas de convergência de soluções.