Pesquisa e Inovação

Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação da UPF tem formação voltada à indústria

25/10/2021

08:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Instituição inscreve para o Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação

Contribuir efetivamente para o desenvolvimento tecnológico regional, por meio da formação de mestres, é o objetivo do Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação da Universidade de Passo Fundo (UPF). O curso, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF), está com inscrições abertas para nova turma.

Com uma orientação profissional voltada para a indústria, desenvolvendo estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação por alunos das engenharias e áreas afins, o egresso do PPGPPF terá conhecimento e domínio dos principais aspectos inerentes às várias fases envolvidas em um projeto mecânico e dos processos de fabricação de máquinas e equipamentos. Quem adquiriu essas competências foi o engenheiro mecânico Luiz Eduardo da Silva, que concluiu o curso de Mestrado em 2017.

Microscopista do Núcleo de Tecnologia Mecânica da UPF – CMPP, onde trabalha com análise e caracterização de materiais no Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura, Silva é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade. Após o término da graduação, resolveu se desafiar participando do processo de seleção do PPGPPF com o intuito de se especializar na área de caracterização de materiais.

“Foram mais 2 anos de longos estudos e vários ensaios e análises, para, enfim, alcançar mais um objetivo: o de me tornar mestre em engenharia. Neste período de Mestrado, tive a oportunidade de conhecer várias pessoas de outras áreas, empresas e colegas de profissão que certamente fazem parte da minha network, o que é fundamental para a relação interpessoal, de colaboração e ajuda mútua nas empresas”, destaca.

Qualificação do corpo docente e da infraestrutura da UPF contribuem com a capacitação dos alunos
O engenheiro comenta sobre os principais diferenciais do Programa, fundamentais para a sua atuação profissional. “Um deles é a qualificação dos professores, todos com grande capacidade intelectual e grande vivência prática na indústria. Com toda certeza sabem valorizar os alunos e têm uma metodologia de ensino direcionada para a linguagem da indústria, passando todo o conhecimento científico complexo de uma forma clara e objetiva”, relata Silva.

Além desse, o profissional enfatiza a infraestrutura do PPGPPF como um fator determinante para o desenvolvimento de estudos. “Os laboratórios específicos para pesquisa fazem toda a diferença. Os espaços contam com os mais sofisticados equipamentos de análises, tais como a máquina de ensaios de fadiga e tenacidade a fratura, o microscópio eletrônico de varredura (MEV), os ensaios eletroquímicos utilizando potenciostato, entre outros”, disse, salientando que a UPF e o Programa fazem parte das melhores instituições de ensino do estado.

Inscrições abertas
O Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação inscreve até 2 de fevereiro para ingresso no ano de 2022. Destinado a profissionais da área de engenharias, e das áreas de física, química, odontologia e medicina, com perfil para adequação as linhas de pesquisa do Programa, o PPGPPF oferece 15 vagas.

Mais informações estão disponíveis AQUI.