Pesquisa e Inovação

Parcerias para a pesquisa e o desenvolvimento

15/04/2019

15:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

UPF, por meio do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação, e a empresa Bruning, de Panambi, unem esforços para fomentar a pesquisa

Buscar parcerias para melhorar e potencializar a pesquisa e a inovação são alguns dos objetivos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na última quarta-feira (10), a iniciativa partiu da equipe do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF), que recebeu, juntamente com o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, a visita dos representantes da empresa Bruning Tecnometal, de Panambi, Me. Diego Tolotti de Almeida e Me. Daniela Bertol. O encontro foi organizado pelos professores Dr. Márcio Walber, coordenador do PPGPPF, e Dr. Charles Leonardo Israel. 

Durante a visita, foram encaminhadas tratativas para o estabelecimento de uma parceria de cooperação mútua entre o PPGPPF e a Bruning para a realização de pesquisas em conjunto. Essa parceria, segundo o professor Walber, tem como objetivo principal fomentar a pesquisa com novos materiais e técnicas que estão sendo desenvolvidos para a indústria, gerando temas, dissertações e publicações em periódicos internacionais.

Na conversa com o vice-reitor, professor Dr. Antônio Thomé, foram avaliadas formas de viabilizar a parceria. Houve também uma reunião com os docentes do PPGPPF, momento em que a equipe da Bruning apresentou suas demandas e os professores pontuaram suas respectivas linhas de trabalho. Por fim, os convidados fizeram uma visita aos laboratórios do curso de Engenharia Mecânica e do PPGPPF.

A Bruning atua nos segmentos agrícola, automotivo, rodoviário e de construção, nos quais desenvolve o processo de transformação do aço, através da conformação de peças de pequeno, médio e de grande porte, em diversas formas geométricas. Para o professor Walber, a parceria trará avanços importantes para todos. “Para o Programa, esse vínculo de cooperação é uma excelente oportunidade, tendo em vista que a aproximação e a contribuição para com o setor industrial faz parte da estratégia do Programa, que tem como meta o desenvolvimento de estudos e pesquisas avançadas que venham a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento regional”, destacou.

Segundo o professor Dr. Charles Leonardo Israel, responsável pela aproximação entre a empresa e o PPGPPF, a parceria consolida os trabalhos que têm sido desenvolvidos até o momento com empresas, e possibilita aos mestrandos e alunos da Engenharia Mecânica o contato com desafios tecnológicos para o desenvolvimento do setor industrial. 

Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Bruning, Diego Tolotti de Almeida disse estar otimista com a aproximação entre UPF e a empresa. “A Bruning Tecnometal sempre foi uma empresa inovadora perante a complexidade de seus produtos e dos processos produtivos. Isso fez com que cada vez mais nós do departamento de P&D procurássemos novas fontes de informações e de conhecimentos. Estamos muito otimistas e queremos reforçar ainda mais a interação Bruning e UPF, a partir de parcerias sólidas que permitam desenvolver aptidões tecnológicas estratégicas para ambas as partes”, ressaltou.