Pesquisa e Inovação

Mestrados e doutorados são opção na busca por melhores colocações no mercado de trabalho

25/06/2021

09:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

UPF inscreve até a próxima segunda-feira (28) para diversos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

A qualificação e o aprimoramento profissional são primordiais para quem deseja ter uma carreira bem sucedida. Sabendo da importância disso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferta à comunidade cursos de mestrado e doutorado nas mais diferentes áreas do conhecimento. Interessados em ingressar nas formações podem se inscrever até esta segunda-feira, 28 de junho, em upf.br/pos.

A Instituição oferece vagas para os Programas de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm (curso de mestrado); em Agronomia - PPGAgro (cursos de mestrado e doutorado); em Bioexperimentação – PPGBioexp (cursos de mestrado e doutorado); em Ciência e Tecnologia de Alimentos - PPGCTA (curso de mestrado); em Ciências Ambientais - PPGCiamb (curso de mestrado); em Computação Aplicada - PPGCA (curso de mestrado); em Educação - PPGEdu (cursos de mestrado e doutorado); em Engenharia Civil e Ambiental - PPGEng (cursos de mestrado e doutorado); em Envelhecimento Humano - PPGEH (cursos de mestrado e doutorado); em História - PPGH (cursos de mestrado e doutorado); em Letras - PPGL (cursos de mestrado e doutorado); e em Projeto e Processos de Fabricação – PPGPPF (curso de mestrado).

Cursos são destinados para quem busca se qualificar profissionalmente

Segundo o coordenador da Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu da UPF, professor Dr. Pedro Prietto, o principal objetivo da pós-graduação stricto sensu é a formação de recursos humanos altamente qualificados, mestres e doutores, os quais são peças fundamentais para o progresso econômico e social do país, através do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação. “Daí decorre que o maior benefício de realizar um curso de mestrado ou doutorado é exatamente a qualificação pessoal e profissional. Aqueles que procuram uma formação em nível de mestrado e doutorado estão buscando um diferencial de qualificação que os posicione melhor em um mercado profissional competitivo, não só na área acadêmica, mas também no setor produtivo e na área pública”, comenta.

E essa busca, conforme o docente, parece não ter sido afetada pela pandemia da Covid-19, tendo em vista que, no geral, o número de alunos nos cursos de mestrado de doutorado da UPF se manteve durante este período. “Em razão das atividades predominantemente remotas e não presenciais, muitos enxergaram aí uma oportunidade de iniciarem seus cursos. Prova disso é que cresceu muito em 2020 e em 2021 a procura dos nossos cursos por candidatos de fora da nossa região, de praticamente todo o Brasil”, destaca Prietto, lembrando que os cursos stricto sensu da UPF continuam funcionando normalmente, com aulas remotas e com a continuidade das atividades de pesquisa.

Mas quais são os principais diferenciais da Pós-Graduação Stricto Sensu da UPF? Conforme o professor Prietto, são esses:

- Tradição, com 25 anos de história na oferta de cursos de mestrado e doutorado, tendo iniciado em 1996 com o mestrado em Agronomia. Neste período, foram formados mais de 2800 profissionais, entre mestres e doutores;

- Hoje, são 24 cursos, 15 de mestrado e 9 de doutorado em várias áreas do conhecimento, tais como agrárias, saúde, engenharias, ciências humanas, educação, entre outras;

- Infraestrutura física moderna: instalações e laboratórios contam com equipamentos avançados e com um parque científico e tecnológico;

- Qualidade do corpo docente formado por pesquisadores qualificados, com experiência e produção científica de impacto tanto em âmbito nacional como internacional;

- Os cursos de mestrado e doutorado da UPF são reconhecidos pela qualidade das atividades de ensino e pesquisa que desenvolvem, fruto da infraestrutura moderna e diferenciada disponibilizada pela UPF, mas principalmente da alta qualidade do seu corpo docente, composto por pesquisadores reconhecidos nacionalmente e também no exterior;

- Inserção dos mestres e doutores formados pela UPF no mercado de trabalho, demonstrada pela atuação de destaque dos egressos junto aos mais diversos setores da sociedade: instituições de ensino superior e de pesquisa; empresas e órgãos públicos; empresas privadas, entre outros.

Como ingressar nos mestrados e doutorados da UPF
O processo de inscrição é feito totalmente on-line, por intermédio do preenchimento de informações cadastrais e envio da documentação exigida, a qual está especificada de forma detalhada no portal de inscrições, acessível AQUI.

A confirmação da inscrição somente ocorrerá mediante a submissão eletrônica da documentação e o recebimento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. Detalhes sobre o processo de seleção, matrículas, bolsas e benefícios financeiros encontram-se disponibilizados no edital.

Acesse também o site upf.br/pos e conheça mais sobre os cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação da UPF.