Ensino

Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação está com inscrições abertas

09/04/2019

15:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

O Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação da Universidade de Passo Fundo (PPGPPF/UPF) inscreve para o curso de mestrado profissional. O programa tem três linhas de pesquisa: Processos de fabricação; Projeto de máquinas e equipamentos e Seleção de materiais aplicados ao projeto e fabricação. 

O Programa visa contribuir com o desenvolvimento tecnológico regional por meio da formação de mestres com orientação profissional para a indústria, além do desenvolvimento de estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação, com foco na capacitação técnico-científica para alunos das engenharias e áreas afins. O mestrado é voltado para profissionais da área de engenharia mecânica e afins. A área de abrangência do PPGPPF compreende desde as principais fases da concepção do produto, incluindo desenvolvimento e gerenciamento de projetos de produtos, projeto conceitual, projeto mecânico e projeto para manufatura; bem como o desenvolvimento de novos processos e métodos de fabricação, técnicas de modelamento de produto, análise e prevenção de falhas e otimização da produção. 

Processo seletivo 
Nesta seleção, são ofertadas 15 vagas para o curso, que possui duração de 24 meses. Os interessados devem efetuar as inscrições pelo site www.upf.br/ensino até o dia 31 de maio. O processo seletivo compreende as etapas de análise do currículo acadêmico e profissional (peso 3); avaliação de pré-projeto de pesquisa (peso 3); avaliação das cartas de recomendação (peso 1); e de entrevistas individuais (peso 3).  A divulgação do resultado final acontece no dia 18 de junho pelo site www.ppgppf.upf.br

Com aulas regulares nas sextas-feiras, à tarde e à noite, e aos sábados, pela manhã. Eventualmente, haverá encontros nas sextas-feiras pela manhã e aos sábados à tarde. Algumas disciplinas poderão ser oferecidas de maneira concentrada. 

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação podem ser obtidas no site upf.br/ppgppf, ou em contato pelo telefone (54) 3316-8248. 

PAE/UPF stricto sensu
Estudantes dos cursos de mestrado e doutorado da UPF também podem se candidatar ao Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF) stricto sensu 2019/01 que está com inscrições abertas. O objetivo é oportunizar a todos os alunos dos cursos na modalidade stricto sensu a possibilidade de contratar, a qualquer tempo após a realização da matrícula, financiamento estudantil de 50%. O benefício terá vigência a partir da parcela subsequente à solicitação.