Geral

Fear UPF promove curso de Elementos Finitos

22/02/2018

16:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Engenheiros utilizam método Elementos Finitos para simulação em desenvolvimento de produtos

A Universidade de Passo Fundo, por meio do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (UPF/PPGPPF), em parceria com o Núcleo de Cálculos Especiais (NCE), está promovendo o curso teórico de Elementos Finitos MEF 2 – Análise Dinâmica. As aulas iniciaram nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, e seguem até o dia 28 de fevereiro, na Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), Campus I.

De acordo com o coordenador do PPGPPF, professor Dr. Márcio Walber, a UPF vem se consolidando como um Centro de Referência em Treinamentos (CAE), pois, nos últimos anos, tem ofertado essa qualificação aos profissionais de engenharia de forma regular. “Esse curso complementa a formação acadêmica, tornando os profissionais aptos a atuar na área de cálculo estrutural em elementos finitos, avaliando projetos estruturais que estão submetidos a carregamentos dinâmicos, tendo em vista que um grande número de aplicações em engenharia apresenta essa característica”, disse. 

Com carga horária de 40 horas, o curso aborda a teoria do Método dos Elementos Finitos (MEF), aprofundando conceitos e aplicações para a correta utilização dos principais softwares de elementos finitos na realização de simulações numéricas dinâmicas, com ênfase nas particularidades que afetam a resposta estrutural do componente mecânico analisado, através da variação dos carregamentos com o tempo. 

As aulas são ministradas pelo professor Dr. Avelino Alves Filho, que é autor da Coleção Elementos Finitos – A Base da Tecnologia CAE e trabalha há 42 anos na área, tendo implantado essa tecnologia em inúmeras empresas no Brasil. 

Segundo Walber, o conhecimento dos métodos de simulação permite fazer a previsão do comportamento dos produtos quando ainda estão na fase de projeto, por intermédio dos protótipos virtuais.  “A simulação virtual por meio da aplicação dos recursos da Tecnologia CAE na prática, aliada ao conhecimento da base teórica necessária para a solução de problemas de engenharia, pode contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de produtos industriais mecânicos, avaliando seu comportamento, reduzindo o número de protótipos físicos e, consequentemente, os custos de desenvolvimento, através da redução do tempo para a validação de um produto”, destacou.

No mês de janeiro, o PPGPPF promoveu o primeiro módulo do Curso de Método dos Elementos Finitos – Análise Estática, MEF 1.