Ensino

Professor do PPGOdonto palestra em um dos maiores congressos do Oriente Médio

29/10/2018

14:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) Dr. Alvaro Della Bona foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Odontologia no Cairo, Egito. O evento ocorreu de 15 a 19 de outubro e reuniu profissionais e pesquisadores de renome mundial.

Della Bona abordou o tema “Restaurações cerâmicas” e ministrou um curso teórico-prático (workshop) de seis horas na Ain-Shams University, também no Cairo, sobre tecnologia de CAD-CAM e fabricação de facetas e lentes de contato em cerâmica. Para ele, o evento foi um sucesso. “A programação das atividades começou com um ano de antecedência; técnicos e equipamentos envolvidos na parte prática foram ajustados; os participantes se inscreveram, lotando o curso muito tempo antes; e as instalações da Universidade são invejáveis. A Ain-Shams recebe 500 alunos de Odontologia por ano, apresenta um corpo docente de aproximadamente 200 professores para todas as áreas do conhecimento, e está totalmente inserida na Odontologia Digital. Foi uma experiência muito interessante e não imaginei que a Faculdade de Odontologia da Ain Shams apresentasse nível de infraestrutura semelhante ao das melhores Faculdades do mundo que já visitei, especialmente saindo de um pós-guerra (2011)”, ressaltou o professor.

O professor também abriu a sessão de palestras na área de Odontologia Restauradora, com um curso teórico de duas horas sobre estética em facetas e lentes de contato cerâmicas. “O evento ultrapassou a expectativa de público, com mais de 2500 participantes. A cidade do Cairo tem, aproximadamente, 16 milhões de habitantes e possui 14 faculdades de Odontologia, por isso a participação no evento tem crescido a cada edição e este tem se tornado um dos maiores eventos da Odontologia no Oriente Médio”, observou.

De acordo com Della Bona, a organização do Congresso conseguiu reunir palestrantes ilustres da Europa e da América do Norte. A Odontologia brasileira, considerada a segunda melhor do mundo em número de publicações científicas internacionais, foi representada por dois palestrantes, entre eles o professor da UPF.

Segundo o professor, além das palestras e atividades, a viagem também foi uma oportunidade para realizar contatos para futuros projetos de pesquisa laboratorial e clínica.