Ensino

Professor da UPF palestra nas universidades de Nova Iorque e Mississippi

16/07/2018

13:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Alvaro Della Bonna também foi convidado para avaliar projetos de colaboração com as instituições

O professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF), Dr. Alvaro Della Bona, foi convidado para palestrar e avaliar projetos de colaboração com universidades dos Estados Unidos. Com uma longa trajetória de parcerias com instituições internacionais, o docente, que também é pesquisador CNPq, participou recentemente de atividades nas universidades de Nova Iorque e Mississippi.

As relações com instituições internacionais iniciaram já há algum tempo para o professor. Em 1991, ele realizou especialização em Odontologia Estética e Oclusão na Universidade do Texas, depois, foi para Inglaterra, onde tornou-se mestre em ciências médicas na Universidade de Sheffield, em 1994. Em 1996, realizou um fellowship na Universidade de Otago e, em 2001, obteve seu PhD pela Universidade da Florida. Completou sua trajetória acadêmica em 2013 com o pós-doutoramento na Universidade de Michigan. Ao longo dessa trajetória, o docente da FO e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) tem sido convidado e homenageado por instituições nacionais e internacionais.

Dessa vez, Della Bona foi convidado pelas universidades de Nova Iorque (NYU) e do Mississippi (UMMC) para palestrar e avaliar os trabalhos em colaboração com essas instituições. “A colaboração institucional e internacional é necessária se desejamos valorizar os aspectos científicos, políticos, culturais e, principalmente, as relações humanas que o conceito de globalização nos apresenta. Palestrar na NYU e na UMMC, discutir projetos de pesquisa, trocar ideias com diretores, chefes de departamento e de centros tecnológicos e com alunos de todos os níveis resultou em uma jornada valorosa para as relações e ações de colaboração entre nossos grupos de pesquisa e Instituições” destaca.

Ele ressalta que a NYU sempre esteve entre as 10 melhores universidades dos EUA e a UMMC tem demonstrado um enorme crescimento, em especial na área da saúde. Localizada na parte sul de Manhattan, a NYU apresenta um complexo científico-tecnológico invejável, formando 8 em cada 10 profissionais da área da saúde no estado de NY. A colaboração do grupo de estudos do professor Della Bona com alguns departamentos da NYU tem mais de uma década e ocorre, principalmente, na área de biomateriais.

Com crescimento significativo, a UMMC está em constante transformação. Della Bona destaca que o mais recente parque tecnológico da área da saúde do sul dos EUA será inaugurado no próximo mês e representa um passo importante na consolidação da instituição no cenário americano da ciência, tecnologia e inovação. Seu complexo de atendimento na área da saúde compreende uma sede de monitoramento do clima, transporte emergencial aéreo e terrestre e sistema de controle de leitos hospitalares de toda a região centro-sul dos EUA, além de apresentar um dos cenários mais modernos para aprendizado médico com simuladores para todos os tipos de atendimento médico. “A central de monitoramento é impressionante, controla as condições climáticas, de trânsito terrestre e aéreo, disponibilidade de leitos em todos os hospitais e por especialidades, assim ambulâncias e helicópteros sabem a melhor rota para o hospital mais adequado para a urgência do paciente, onde o tempo para atendimento hospitalar é vital. Temos muito que aprender com o sistema americano”, relata impressionado o professor, que mantém projetos de pesquisa com pesquisadores da UMMC há mais de 20 anos, resultando em inúmeras publicações científicas de alto impacto internacional.

Além de projetos de pesquisa e publicações científicas, a colaboração com NYU e UMMC tem se intensificado com visitas recíprocas de pesquisadores do grupo da UPF. Della Bona lembra que os professores doutores Marcia Borba, Paula Benetti e Pedro Corazza já estiveram na UMMC realizando trabalhos de pesquisa, e o professor Jason Griggs, chefe do departamento de Biomateriais da UMMC, já esteve no PPGOdonto.

Da mesma forma, a professora Marcia Borba está em estágio pós-doutoral na NYU, e o professor Yu Zhang, do departamento de biomateriais da NYU, já esteve em atividades no Programa da UPF. “Continua sendo fundamental o contato pessoal entre pesquisadores para que a ciência seja difundida nas instituições. Palestrar e discutir pessoalmente projetos futuros e aqueles em execução são importantes ações para consolidar e estreitar ainda mais a cooperação entre as instituições”, pontua.