Pesquisa e Inovação

PPGOdonto marca presença no maior evento de pesquisa odontológica do Brasil

10/09/2018

14:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A 35ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) ocorreu em Campinas (SP) de 1º a 4 de setembro. O evento tem destacada importância no cenário nacional e internacional, sendo considerado a divisão brasileira da International Association for Dental Research (IADR). A atividade contou com a participação de pesquisadores de renome e importantes palestras. Entre os palestrantes, esteve o professor Dr. Álvaro Della Bona, docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A reunião anual objetiva promover avanços na pesquisa e no conhecimento para melhorar a saúde bucal, apoiar e destacar o trabalho da comunidade científica brasileira em um cenário internacional, além de facilitar a comunicação e a aplicação clínica dos resultados de pesquisas.

Inicialmente, Della Bona participou de um simpósio internacional com o tema “Escolhendo os materiais estéticos: resinas compostas diretas, restaurações metal-free com cerâmicas, cimentação adesiva”, ministrando o curso “Soluções estéticas em restaurações cerâmicas”. O simpósio foi coordenado pelo Dr. Marcelo Giannini (Unicamp) e, além de Della Bona, teve como ministrantes o Dr. Estevam A Bonfante (USP), a Dra. Renata C. Pascotto (UEM) e o Dr. Junji Tagami (TMDU- Japão). Segundo ele, o simpósio apresentou novas visões sobre os avanços na área da odontologia restauradora, promovendo debates entre profissionais com notório conhecimento clínico e científico no âmbito internacional.

O segundo curso ministrado pelo Dr. Della Bona abordou o uso de normas técnicas e teve como título “Por que usar normas técnicas? A importância das normas técnicas ISO na pesquisa científica”. O convite para palestrar sobre o tema surgiu em virtude de o professor ser membro dos comitês técnicos da área odonto-médico-hospitalar da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT-CB026) e da American Dental Association e International Organization for Standardization (ADA/ISO- TC106). “Divulgar e incentivar o conhecimento e o uso de normas técnicas em todos os setores da sociedade, mas principalmente nos estudos científicos e projetos de inovação, deve ser uma rotina para os formadores de opinião, pois é um dos caminhos para a produção de produtos seguros e alinhados com as normas técnicas”, destacou.

O professor Alvaro, vice-presidente do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD), também participou da organização do curso promovido pelo Grupo durante a 35ª SBPqO, aproveitando para a divulgar a 55ª Reunião do GBMD, que será em Passo Fundo, em julho de 2019. Além disso, Della Bona esteve representando o PPGOdonto/UPF na reunião da área da Odontologia da Capes que ocorreu durante a Reunião da SBPqO. De acordo com o professor, o Programa também esteve representado por alguns dos seus 50 alunos, que apresentaram trabalhos de pesquisa e participaram das atividades científicas do evento.