Pesquisa e Inovação

PPGOdonto e Universidade do Mississippi consolidam parceria

04/11/2019

14:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Convênio com o Centro Médico da Universidade dos EUA foi estabelecido por meio da realização de estágio de doutorandos do PPGOdonto

Em outubro, a professora Dra. Márcia Borba, docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da UPF, realizou uma visita ao Centro Médico da Universidade do Mississippi (UMMC, Jackson, EUA). Na oportunidade, desenvolveu atividades de pesquisas e orientação. Atualmente, dois orientados do doutorado, Kátia Raquel Weber e Rodrigo Ottoni, estão realizando estágio na UMMC com apoio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Capes. Por isso, em 2019, foi assinado um convênio oficial entre a UMMC e a UPF, ampliando as possibilidades de colaboração entre as instituições.

Orientados pela professora Dra. Márcia, os doutorandos são supervisionados pelo professor Dr. Jason A. Griggs, engenheiro de materiais e colaborador de projetos na linha de pesquisa de Biomateriais do PPGOdonto.

De acordo com Márcia, a doutoranda Kátia está na UMMC desde dezembro de 2018 e desenvolve um projeto focado nas metodologias de testes utilizadas em laboratório para simular o ambiente oral. Já Ottoni iniciou seu estágio em agosto de 2019 e sua tese tem como foco principal o uso de ferramentas de inteligência artificial para melhorar a configuração das próteses dentárias e otimizar seu sucesso clínico. 

Os pesquisadores têm participado de disciplinas do Programa de Biomateriais da UMMC e de treinamentos com equipamentos e metodologias de teste de materiais dentários e têm apresentado seus resultados em congressos internacionais. Durante a visita da professora Márcia, também foram realizadas discussões sobre os dados das pesquisas e o planejamento das atividades dos alunos.

Além do convênio, o professor Dr. Alvaro Della Bona aprovou um projeto do Programa de Internacionalização da Pós-Graduação Fapergs/Capes em parceria com o professor Dr. Jason Griggs. “Essas conquistas são resultado de uma forte política de internacionalização do PPGOdonto-UPF, que envolve a participação dos docentes em eventos internacionais, visitas dos pesquisadores às universidades e publicações em periódicos de alto impacto da Odontologia”, destacou a professora Márcia.