Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UPF são contemplados em editais de fomento

21/12/2021

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Entre renovações e novas bolsas, professores tiveram reconhecimento em editais federais e estaduais

A pesquisa, junto ao ensino, à extensão e à inovação, é um dos pilares que formam a base da Universidade de Passo Fundo (UPF). Em ano desafiador, ela não apenas trouxe resultados internos, mas também representou parte significativa nas ações de transformação da sociedade. Para fechar o ano com uma notícia positiva, diversos pesquisadores da Instituição foram contemplados em editais de fomento federais e estaduais. Os recursos, resultado da qualidade dos estudos realizados, auxiliarão na continuidade dos trabalhos.

Entre os editais estão o Universal-CNPq, Bolsas DT e PQ e edital PQG-Fapergs. Segundo o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogério da Silva, ao conceder as novas bolsas e renovar algumas já existentes, os órgãos de fomento reafirmam a qualidade das pesquisas desenvolvidas dentro da UPF. “Temos um compromisso com a qualidade em tudo que fazemos e nas pesquisas essa realidade não é diferente. Nossos pesquisadores atuam nas mais diversas áreas, tem parcerias com instituições de todo o mundo e são referência no desenvolvimento de novos métodos, processos e produtos. Esse resultado é a resposta pelo empenho e dedicação de todos os nossos docentes nos programas de mestrado e doutorado que ofertamos”, pontua.

Para o coordenador da Divisão de Pesquisa da UPF, professor Dr. Julcemar Zilli, o reconhecimento coloca em destaque o compromisso da Universidade em incentivar e promover a construção do conhecimento. “A contemplação e a renovação das bolsas dos professores da Universidade de Passo Fundo demonstra a importância que a UPF tem na promoção e estimulo do desenvolvimento científico e tecnológico em qualquer área do conhecimento, auxiliando no desenvolvimento econômico da região”, frisa.

Uma das contempladas, a professora Dra. Luciane Colla, destaca que o pesquisador tem à frente uma realidade desafiadora e ter o projeto aprovado é um alento em tempos tão complexos. “Tivemos a grata satisfação de aprovar os três projetos que enviamos, o Edital Universal do CNPq, a renovação da bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq e também o Edital Pesquisador Gaúcho da Fapergs. Cada edital tem um significado importante para nós. O edital Universal foi importante pois enviamos na faixa superior de solicitação de recursos, que era para grupos consolidados em pesquisa”, comenta.

Segundo ela, o projeto envolveu pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), do Programa de Tecnologia em Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do IFRS – Sertão, consolidando parcerias e desenvolvendo um projeto importante na área de valoração de resíduos para a obtenção de bioprodutos. 

Ela explica que a bolsa produtividade em pesquisa é um reconhecimento ao pesquisador, pela sua produção científica e formação de recursos humanos e a renovação é motivo de comemoração. Conforme ressalta Luciane, é por meio deste recurso que são custeadas despesas de publicação dos artigos, quando necessário. Já o projeto Pesquisador Gaúcho da Fapergs é um recurso para as pesquisas destinada ao pesquisador em si, não aos grupos de pesquisa, como foi o caso do Edital Universal. 

De acordo com a pesquisadora, esses recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos, custeio de materiais e reagentes das futuras pesquisas a serem desenvolvidas no PPGCTA e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGENG). “Isso é o fruto do trabalho realizado nos últimos anos, de mantermos a pesquisa, as publicações, mesmo em meio à pandemia. Envolve esforço conjunto de muitos discentes de graduação (Engenharias de Alimentos, Ambiental e Química) e pós-graduação (PPGCTA e PPGENG). Estamos muito felizes com a nossa aprovação e também com a aprovação de outros projetos por docentes da UPF, o que identifica que nossa Ciência é forte e que temos que estar sempre motivados a concorrer nesses editais”, comenta.

Confira os contemplados
Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL
- Dr. Antônio Thomé
- Dra. Luciane Maria Colla
 
Chamada CNPq Nº 03/2021 – Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)
- Dra. Ana Carolina Bertoletti de Marchi (renovação)
- Dr. Marcelo Hemkemeier (renovação)
- Dr. Vandré Barbosa Brião (renovação)
- Dr. Adriano Canabarro Teixeira (novo)
 
Chamada CNPq Nº 04/2021 – Bolsas Produtividade em Pesquisa (PQ)
- Dra. Aline Dettmer (novo)
- Dr. Altair Alberto Fávero (novo)
- Dr. Antônio Thomé (renovação)
- Dr. Jeferson Steffanello Piccin (novo)
- Dra. Luciana Maria Colla (renovação)
 
Edital 07/2021- PqG-Fapergs
- Dra. Aline Dettmer
- Dr. Doglas Cecchin
- Dr. Ernani Cesar de Freitas
- Dr. Jeferson Steffanello Piccin
- Dra. Luciane Maria Colla
- Dr. Pedro Domingos Marques Prietto