Ensino

Estudante do PPGOdonto tem trabalho premiado em evento internacional

13/08/2018

16:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (PPGOdonto/UPF), Rodrigo Ottoni, foi contemplado com o prêmio Student Travel Award da Academy of Dental Materials, que é uma associação internacional composta por pesquisadores interessados no desenvolvimento e na aplicação de novos materiais odontológicos. 

O principal objetivo do Student Travel Award é incentivar e reconhecer pesquisas de alta qualidade realizadas por alunos de pós-graduação. O suporte financeiro do prêmio tem o intuito de facilitar a participação do aluno na reunião anual da Academy of Dental Materials, que acontecerá em Porto de Galinhas (Recife/Brasil), de 4 a 6 de outubro de 2018. A comissão julgadora é composta por pesquisadores de ponta da área de materiais odontológicos.

O trabalho premiado é intitulado “Precisão de diferentes métodos de fadiga para prever a falha de cerâmicas odontológicas” e foi orientado pela professora Dra. Márcia Borba. Na pesquisa de materiais dentários, são realizados testes laboratoriais com o objetivo de simular as condições de uso clínico das restaurações dentárias. Porém, sempre existem dúvidas a respeito da correlação entre os resultados laboratoriais e o real comportamento desses materiais. Por isso, o estudo se propôs a investigar se os métodos utilizados são confiáveis para prever a falha clínica de restaurações cerâmicas. 

O trabalho também contou com a colaboração dos professores do PPGOdonto, Dr. Alvaro Della Bona e Dr. Pedro H. Corazza, e do Dr. Jason A. Griggs, da Universidade do Mississippi (EUA).  O professor Jason Griggs é um colaborador importante dos projetos desenvolvidos no PPGOdonto e visitou a UPF em 2017. Os professores Márcia Borba e Álvaro Della Bona também visitaram a Universidade do Mississippi em junho de 2018, o que mostra a capacidade de intercâmbio interinstitucional e internacionalização do Programa. O prêmio reflete a qualidade e a competitividade das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do CNPq “Biomateriais e Biotecnologias” que atua no PPGOdonto da UPF.