Pesquisa e Inovação

Doutoranda do PPGOdonto participa de programa de doutorado sanduíche no exterior

21/03/2019

16:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O desenvolvimento de pesquisas que envolvem a colaboração entre pesquisadores e universidades brasileiras e estrangeiras possibilita uma grande evolução para a ciência. Dessa maneira, visando à busca de capacitação e à expansão da rede de colaboração acadêmica, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (PPGOdonto/UPF) Kátia Raquel Weber realiza doutorado sanduíche no estado do Mississippi, EUA. A aluna conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

A doutoranda está desenvolvendo parte de sua pesquisa no Departamento de Ciências dos Materiais do Centro Médico da Universidade do Mississippi (UMMC). Sua linha de pesquisa é em Biomateriais, com um enfoque para área de cerâmicas odontológicas e biomecânica. O desenvolvimento do projeto conta com a orientação da Dra. Márcia Borba (UPF) e do Dr. Jason A. Griggs (UMMC). O professor Griggs é engenheiro de materiais e tem como linha de pesquisa a “Fadiga de cerâmicas odontológicas”. Além disso, o projeto foi desenvolvido desde sua concepção com a colaboração do coorientador estrangeiro, que esteve visitando a UPF em julho de 2017 e foi banca do exame de qualificação de projeto de tese da doutoranda.

No dia 19 de fevereiro de 2019, foi realizado o Research Day, organizado pela Faculdade de Odontologia da UMMC. O evento representa uma oportunidade para os estudantes e toda a comunidade conferirem diversas pesquisas desenvolvidas pela Universidade. A doutoranda Kátia participou apresentando os resultados de uma pesquisa realizada na UPF. 

Katia permanecerá por um ano na Universidade, período esse em que, além de participar das aulas referentes ao programa do doutorado da UMMC, terá a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes países, aprofundar seu conhecimento da língua inglesa e de engenharia de materiais e criar novas redes de pesquisa. 

O PPGOdonto incentiva as colaborações internacionais dos alunos e docentes através da participação em eventos, visita de pesquisadores estrangeiros, estágios pós-doutorais e estágios de doutorado sanduíche, e, em 2017, ofereceu uma disciplina na língua inglesa.

Confira mais informações sobre o Programa no site www.upf.br/ppgodonto.